Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

China: vendas de carros eletrificados ultrapassarão modelos a combustão já em 2025

Os resultados foram maiores que o esperado e os carros eletrificados podem ultrapassar os modelos a gasolina dez anos antes do previsto

Por Lucas Parente
Atualizado em 4 jan 2025, 13h20 - Publicado em 4 jan 2025, 13h00
ORA 03 Wey 03 e WEY 05 da GWM Europa
 (Divulgação/GWM)
Continua após publicidade

O mercado de carros eletrificados segue crescendo a todo vapor na China e deve prosseguir nos próximos anos. O crescimento foi (e está sendo) tão grande, a ponto das vendas de elétricos superarem os carros a combustão 10 anos antes do previsto.

Em 2020, os chineses estabeleceram a meta de vender mais carros elétricos e híbridos plug-in do que carros a combustão até 2035. Mas as vendas em conjunto destes segmentos ultrapassarão os modelos a combustão já em 2025.

Segundo previsões de empresas como UBS, HSBC, Morningstar e Wood Mackenzie, as vendas de “EVs” – que inclui carros híbridos plug-in e elétricos – devem atingir 12 milhões de unidades em 2025, um crescimento de 20% em relação a 2024. Já os modelos a combustão terão uma queda de 10% nas vendas, ficando abaixo de 11 milhões de unidades.

zeekr 001 fr
Zeekr 001 (Divulgação/Quatro Rodas)

A meta do governo chinês era equilibrar em 50/50 as vendas de EVs e carros a combustão. Porém, nesse ritmo, novos objetivos deverão ser traçados.

Continua após a publicidade

Além disso, após ultrapassar os carros a combustão em números gerais de venda, os modelos elétricos poderão alcançar até 18 milhões de unidades anuais até 2034, segundo o The Financial Times. Em contrapartida, os carros a gasolina venderão cada vez menos, podendo chegar a apenas 2,9 milhões de unidades vendidas em 2034.

Outro dado muito importante dessas pesquisas é o afunilamento do mercado. Atualmente o mercado chinês está farto de montadoras, mas, ao longo dos anos, a concorrência se acirrará, fazendo muitas marcas desaparecerem.

Continua após a publicidade
Polestar 4
Polestar 4 (Divulgação/Polestar)

“Embora o setor doméstico de EVs da China esteja claramente florescendo, ele também está enfrentando um crescimento lento — de uma base muito alta — excesso de oferta de modelos, competição intensa e uma guerra de preços. A direção de longo prazo da viagem é clara: o rolo compressor de EV da China é imparável”, diz o analista do HSBC Yuqian Ding.

Compartilhe essa matéria via:

Esse crescimento desenfreado do mercado chinês já começou a se espalhar para outros países. Um grande exemplo é o próprio Brasil, com o crescimento de algumas marcas por aqui.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.