Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Chinesas Omoda e Jaecoo chegam em 2024 independentes da Caoa

As marcas chegarão com nove modelos, entre eles a combustão, elétricos e híbridos, operação independente da Caoa Chery e de olho na produção nacional

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 set 2023, 11h33 - Publicado em 19 set 2023, 11h13
Omoda C5
Omoda C5 (Omoda/Divulgação)
Continua após publicidade

Depois de BYD, GWM e Seres, o mercado brasileiro receberá mais duas marcas chinesas de peso, indicando que a onda asiática está só começando. Omoda e Jaecoo, pertencentes ao grupo Chery, chegarão ao Brasil em 2024 com operação conjunta e de olho na produção nacional, porém independentes da Caoa Chery.

Segundo anúncio feito nesta terça-feira (19) pela vice-presidente global das marcas, Lilian Xiong, Omoda e Jaecoo desembarcam por aqui no próximo ano já com um robusto plano de lançamentos. Quem abrirá os trabalhos será a Omoda (de pronúncia fechada, “ômôda”), com proposta mais jovem, tecnológica e de design moderno.

Omoda C5
Omoda C5 (Omoda/Divulgação)

O Omoda C5 será o primeiro a desembarcar, já com duas configurações mecânicas. A primeira será uma a combustão, demonstrando uma estratégia diferente da concorrência citada há pouco, que, por aqui, só oferece carros eletrificados. Não há informações sobre a motorização para o Brasil mas, na China, o Omoda C5 tem motor 1.6 turbo de 149 cv.

Omoda C5
Omoda C5 (Omoda/Divulgação)
Continua após a publicidade

Em seguida, o mesmo Omoda C5 ganhará uma versão elétrica, sem nenhuma configuração híbrida entre elas. Ainda para 2024, estão previstos dois novos modelos maiores que o C5, com motorização a combustão e híbrida plug-in. Posteriormente, para 2025, a Omoda terá mais dois modelos, desta vez menores, também com motores a combustão e elétrico. A marca não especifica se serão quatro modelos diferentes ou dois, apenas com motorizações distintas. A segunda opção mostra-se mais provável.

Omoda C5
Omoda C5 (Omoda/Divulgação)

A Jaecoo (com pronúncia “djeicu”), por sua vez, foca em modelos maiores e mais refinados, com design mais sólido. No caso desta, os planos são ligeiramente maiores. Para 2024, serão cinco modelos de uma só vez, começando pelo J7 a combustão. Em seguida, o J7 também ganhará uma versão híbrida plug-in.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O J7, segundo a Omoda&Jaecoo, tem capacidades off-road superiores a de clássicos SUVs off-road – considerando a inspiração de design do modelo, é possível que a referência seja algum Land Rover. O modelo possui sete modos de condução e capacidade de imersão de 600 mm.

Jaecoo J7
Jaecoo J7 (Jaecoo/Divulgação)
Continua após a publicidade

No mesmo ano, a marca planeja lançar dois modelos maiores, um a combustão e um híbrido plug-in – que, como na Omoda, pode ser o mesmo modelo, mas com motorizações distintas. O quinto modelo será menor que o J7 e sempre a combustão.

Para 2025, a Jaecoo quer mais dois modelos no mercado brasileiro, também menores que o J7. Um deles será elétrico e, o outro, será um elétrico com gerador extensor de autonomia, como eram os primeiros BMW i3, equipados com um motor a gasolina que não traciona o veículo.

Continua após a publicidade
Jaecoo J7
Jaecoo J7 (Jaecoo/Divulgação)

Detalhes sobre a operação ainda são limitados, mas já se sabe que será conjunta entre as duas marcas. Embora Omoda e Jaecoo tenham nomes, modelos e características distintas, elas formam uma espécie de grupo denominado de Omoda&Jaecoo, assim mesmo, unidas por um “&” (uma letra “e” comercial), sem espaço.

Além de conjunto, o trabalho da nova chinesa será independente da Caoa Chery no Brasil, embora pertença ao grupo Chery. Isso torna mais relevante a informação de que a Omoda&Jaecoo já considera a instalação de uma fábrica no Brasil, o que dependerá, claro, de seu sucesso por aqui. Preços e posicionamentos dos modelos ainda não estão claros.

A Omoda chegará, ainda em 2023, a 20 países. O mesmo número deverá ser atingido pela Jaecoo em 2024.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.