A Renault quer continuar abusando da nostalgia dos seus clientes europeus e, assim como virou moda nos filmes de Hollywood, a montadora prepara mais um ‘remake’ de seus carros clássicos: o Renault 4 E-Tech, que já havia aparecido em forma de conceito e até como um carro voador.
A ideia de transformar o Renault 5 em elétrico funcionou, logo a montadora decidiu replicar o conceito no também clássico R4, mas de uma maneira um pouco diferente. Se no passado o carro era um hatch popular, na versão atual ele é elétrico e assumiu o corpo de um SUV compacto.
Do hatchback R5, ele traz não só o conceito de reviver um clássico, mas também 68% dos componentes, o que inclui a plataforma AmpR Small. Porém, como dito, o R4 E-Tech é um SUV, e mostra isso sendo com seus 4,14 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,57 m de altura e 18,1 cm de altura em relação ao solo. Isso faz dele maior que o Renault 5 em todas as dimensões.
Serão duas motorizações disponíveis para o R4. A mais básica terá motor elétrico de 122 cv e uma bateria de 40 kWh, capaz de oferecer até 300 km de autonomia. Acima dela teremos a versão de 150 cv, também com um motor, com bateria de 52 kWh e 402 km de autonomia, segundo o ciclo WLTP. O carregamento é feito em carregadores DC de até 100 kW, capazes de recarregar as baterias de 15% a 80% em meia hora, como informa a fabricante.
Assim como nos remakes de filmes clássicos, a ideia por trás do design do novo R4 é fazer uma releitura do passado, adicionando elementos atuais. A forma mais quadrada foi mantida, da mesma forma que as caixas de rodas mais arredondadas na dianteira e caída reta no porta-malas. A Renault também adicionou um teto solar de tecido com abertura elétrica, mais uma característica da versão clássica.
Até mesmo nas luzes a Renault se manteve fiel. Os novos faróis de LED são redondos, assim como os originais, e estão situados em uma grade preta fechada, simulando a original. Na traseira, as lanternas são ovais e, se comparadas ao clássico, estão mais altas, afinal, agora ele tem a postura de um SUV.
No interior é possível ver a semelhança dele com o R5 E-Tech com maior clareza. A Renault não fez muita questão de variar a cabine e repetiu a mesma receita. O volante é o mesmo, assim como os painéis das portas e os detalhes no acabamento. Assim como no hatch, há duas telas de 10’’, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. No painel central, há uma boa quantidade de botões físicos, assim como no volante.
Na Europa, o Renault 4 E-Tech ficará posicionado acima do Renault 5 elétrico e abaixo do Megane E-Tech. Como ainda não há preços definidos, vale estimar que ele deve custar entre os 25.000 euros (R$ 153.000, aproximadamente) do R5 e os 32.990 euros (R$ 202.000) do Megane, levando em consideração os preços praticados em Portugal. As vendas estão marcadas para 2025.