Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

Com visual e mecânica atualizados, novo Range Rover Velar faz 62,5 km/l

De visual novo, Velar ganha bateria maior para a versão híbrida plug-in que melhora -- e muito -- no consumo do SUV sem abrir mão de potência

Por João Vitor Ferreira
2 fev 2023, 12h30
Range Rover Velar
 (Divulgação/Land Rover)
Continua após publicidade

Depois de quase seis anos no mercado, o Range Rover Velar ganhou uma leve atualização de meio de vida para ficar mais moderno. É tanta modernidade que sua revelação foi feita exclusivamente pelo TikTok. Além dos novos detalhes estéticos, o SUV de luxo também ganhou novidades na versão híbrida plug-in, que agora tem bateria de maior capacidade.

Posicionado entre o Evoque e o Range Rover Sport, o Velar tem diferenças principalmente na dianteira. O para-choque ganhou duas entradas de ar nas extremidades e a grade agora tem novo desenho, trocando os favos de mel por retângulos, e os faróis também tem nova assinatura. Esses elementos dão um toque a mais de esportividade ao SUV, que pode ir de 0 a 100 km/h em apenas 5,4 s e chega aos 209 km/h na sua versão mais potente.

Range Rover Velar
A traseira segue praticamente a mesma (Divulgação/Land Rover)

Por dentro, a Land Rover destaca a tecnologia do novo Velar. A novidade fica por conta da central multimídia de 11,4 polegadas com o novo sistema Pivi Pro, compatível com Apple CaPlay e Android Auto sem fio. Ela também é capaz de atualizar 80% dos recursos digitais do carro pela internet, sem a necessidade de ir a uma concessionária para isso. 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Exclusivamente híbrido, por natureza o Velar já é mais silencioso que um carro comum a combustão. Mas para poder aproveitar bem o sistema de som opcional Meridian 3D com 17 alto-falantes, a cabine vem com exclusivo sistema anti-ruído, capaz de identificar frequências externas e processar um cancelamento que diminui em até 4 decibéis os barulhos indesejáveis.

Range Rover Velar
Para a dianteira, o Velar chega com nova grade e para-choque (Divulgação/Land Rover)

O que não falta para o novo Velar são opções de motorização. Entre as híbridas leves, que adicionam um sistema elétrico de 48V e um motor gerador, são três a gasolina e duas a diesel. Além delas, há a já citada híbrida plug-in P400e, que combina o motor a gasolina 2.0 de quatro cilindros de 300 cv com outro elétrico de 142 cv. Juntos, eles geram ao todo 404 cv e 65,3 kgfm, sendo essa a variante mais potente do Velar.

Continua após a publicidade

A novidade da versão plug-in está na bateria, cuja capacidade foi aumentada de 17,1 kWh para 19,2 kWh. Com o upgrade o Velar pode andar até 64 km em seu modo exclusivamente elétrico, um aumento de 20% de acordo com a montadora. Já em regime misto, o SUV chega aos 62,5 km/l segundo o ciclo WLTP. 

Range Rover Velar
Com a nova bateria, o consumo combinado do Velar plug-in sobe para 62,5 km/l (Divulgação/Land Rover)
Continua após a publicidade

A nova bateria também oferece um tempo de recarga menor e, segundo a Land Rover, o Velar é um dos poucos plug-ins compatíveis com estações de recarga rápida DC. Em carregadores de 50 kW, é possível ir de 0 a 80% da carga em apenas 30 minutos. Nas tomadas caseiras AC, a Land Rover declara um tempo de duas horas e meia para ir de 0 a 100%.

Range Rover Velar
(Divulgação/Land Rover)

As versões mais básicas receberão opções de motorização híbrida leve. O Velar está disponível com os motores 2.0 D200 (204 cv e 43,84 kgfm) e 3.0 D300 (300 cv e 66 kgfm), ambos a diesel. As demais são 2.0 P250 (250 cv e 37,21 kgfm), 3.0 P340 (340 cv 49 kgfm) e 3.0 P400 (400 cv e 56 kgfm) movidas a gasolina. A transmissão é sempre automática de oito velocidades com tração integral e a plataforma segue a mesma do Jaguar F-Pace.

Continua após a publicidade
Range Rover Velar
(Divulgação/Quatro Rodas)

Exceto pelo D200 e P250, todas as outras recebem o Adaptative Dynamics, um sistema que usa a suspensão a ar para variar continuamente as forças de amortecimento em cada roda.

O Velar estreia nas versões S, Dynamic SE, Dynamic HSE e Autobiography, que variam entre 54.045 libras (aproximadamente R$ 338.321 na cotação atual) e 76.415 libras (R$ 478.358).

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.