Comparativo: 208 e-GT, 500e, Zoe e Cooper S E dão choque de realidade
Os novos elétricos compactos, que estão chegando agora, têm grandes diferenças. Mas todos, cada um à sua maneira, buscam conquistar seu espaço no mercado
![QR-749-ABRE-ELETRICOS-e1631658229841 208 e-GT, 500e, Zoe e Cooper S E](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/QR-749-ABRE-ELETRICOS-e1631658229841-2-e1631760682910.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mais do que a grande quantidade de novos elétricos no Brasil, que inspirou esta edição, a chegada quase que simultânea de quatro fortes oponentes foi o cenário perfeito para um embate.
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Primeiro do quarteto a chegar, o Zoe é vendido em duas versões, a Zen, de R$ 204.990, e a Intense, que participa deste comparativo e sai por R$ 229.990. O Mini Cooper veio em seguida, com três níveis que vão de R$ 239.990 a R$ 269.990.
A versão escolhida foi a intermediária, batizada de Top, e que custa R$ 264.999. O Fiat 500e também já está à venda no Brasil. Em versão única, a Icon, o italiano sai por R$ 239.990. Já o Peugeot 208 e-GT só chegará no final de setembro e, até o fechamento desta edição, não tinha preço definido.
Os novos hatches movidos a eletricidade se aproximam por dimensões semelhantes, o divertido torque instantâneo, visual diferenciado e alto nível de tecnologia – o que ajuda a elevar os preços.
No caso do comparativo, os modelos custam entre R$ 200.000 e R$ 270.000. Além disso, eles chegam com diferentes propostas que mexem com o emocional de seus potenciais compradores – que só poderão procurar por eles em lojas específicas de cada uma das marcas.
Mesmo que a realidade da eletrificação ainda esteja distante para a maior parte dos brasileiros, estes são os modelos que representarão a linha de frente da tecnologia, a vanguarda que fará o primeiro contato com as pessoas nas ruas (do Sudeste do país, principalmente).
Feitas as apresentações, vamos ao comparativo. Entre esportivos e citycars, qual elétrico leva a melhor?
4º – Mini Cooper S E
![Mini Cooper S E Mini Cooper S E](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FLP1312-e1631760772142.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
De cara, dá para dizer que o Mini é o mais sofisticado entre os modelos deste comparativo. O hatch tem acabamento exemplar, com materiais emborrachados por todos os lados e ótimos arremates das peças, sem vãos exagerados ou rebarbas.
Os bancos vão pelo mesmo caminho e podem variar no revestimento. Na unidade avaliada, eles eram de couro com detalhes laterais em Alcantara. Por fora ele mantém o clássico visual dos Mini, mas se diferencia por detalhes em amarelo e rodas com desenho nada convencional e, claro, controverso.
![Mini Cooper S E Mini Cooper S E](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FLP2811-e1631658480278.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O painel do modelo é sua marca registrada com o grande círculo central iluminado, que pode mudar de cor de acordo com o modo de condução e ou de alguma função selecionada. No meio do círculo fica a central multimídia, compatível apenas com Apple CarPlay, que pode se conectar sem fio. Não ter o Android Auto é uma decisão um tanto equivocada.
Ele também se destaca em tecnologia e nível de equipamentos, com faróis de LED, assistente de estacionamento, head-up display, sistema de som Harman-Kardon, serviço de concierge e teto solar panorâmico. Já espaço não é uma das virtudes do Mini, embora as dimensões internas sejam melhores que as do 500e. O porta-malas, por exemplo, tem 211 litros – contra 185 litros do 500e.
![MINI S E MINI S E](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/MINI-S-E-e1631658493236.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Apesar de ser mais alto e mais pesado em relação às versões a gasolina, o Mini elétrico mantém a pegada esportiva. A direção é direta, mas transmite uma sensação de peso inexistente nos demais.
Além disso, a suspensão é rígida e faz os ocupantes sofrerem com as imperfeições do asfalto. A pouca altura em relação ao solo deixa o Cooper raspar a dianteira com facilidade em valetas e elevações.
![MINI S E MINI S E](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FLP2792-e1631658512926.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não dá para colocar defeito no desempenho do modelo, que tem o motor mais forte do quarteto: são 184 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. Eles levam o britânico de 0 a 100 km/h em 7,4 s e garantem retomadas rápidas. O grande problema está na autonomia, com alcance de apenas 234 km. Na prática, esse número só é alcançado com certo esforço para poupar a bateria, que parece esvaziar mais rápido do que deveria.
O rodar desconfortável para centros urbanos e a baixa autonomia, que não permite escapadas mais longas com o risco de não ter bateria para voltar, deixam o Mini Cooper elétrico em último lugar no comparativo.
![Mini S E Mini S E](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FLP1747-e1631760791511.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ficha Técnica – Mini Cooper S E
Motor: elétrico, dianteiro, 184 cv, 27,5 kgfm
Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Suspensão: independente, McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco nas quatro rodas Pneus: 205/45 R17
Dimensões: comprimento, 385 cm; largura, 172,7 cm; altura, 143,2 cm; entre-eixos, 249,5 cm; porta-malas, 211 l; peso, 1.365 kg
Autonomia: 234 km
![MINI S E MINI S E](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FLP2787-e1631658563302.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Teste de desempenho – Mini Cooper S E
- Aceleração:
0 a 100 km/h: 7,4 s
0 a 1.000 m: 30 s – 150,5 km/h - Velocidade Máxima:
150 km/h - Retomada:
D 40 a 80 km/h: 2,9 s
D 60 a 100 km/h: 3,8 s
D 80 a 120 km/h: 4,8 s - Frenagens:
60/80/120 km/h -14/25,3/58,4 m - Ruído Interno
Neutro/rpm máx.: -/- dBA
80/120 km/h: 67/70,7 dBA - Consumo:
Urbano: 7,7 km/kWh
Rodoviário: 6,5 km/kWh - Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: –
Seu bolso
Preço básico: R$ 264.999
Garantia: 3 anos
Concessionárias: 22
3º – Renault Zoe
![ZOE Zoe](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FLP8531-e1631760812905.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O compacto da Renault é o dono do melhor espaço interno, acomodando de forma suficiente quem vai atrás, desde que os ocupantes não tenham mais de 1,80 metro.
Logo atrás, o porta-malas é o maior do comparativo, com 338 litros, superior até em relação aos hatches compactos a combustão vendidos no Brasil, entre eles o Chevrolet Onix, com 303 litros. Ele também tem a melhor autonomia, com 385 km declarados.
Por dentro, apesar do bom acabamento que dá direito a materiais emborrachados, tecido na parte central do painel e bancos de boa aparência, o Zoe tem desenho e soluções mais simples, evidenciando seu caráter de baixo custo. Os exemplos começam nos apoios de cabeça como extensão do encosto dos bancos e sem regulagem de altura.
![ZOE ZOE](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FLP7490-e1631659043819.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A lista de equipamentos é boa, mas só isso. A versão testada inclui quadro de instrumentos digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, faróis e lanternas de LED, piloto automático, sensores de chuva, luminosidade, pontos cegos e pressão dos pneus.
Porém, não há conectividade sem fio ou carregador por indução, e oferta de apenas quatro airbags. Além disso, inexiste qualquer recurso de condução semiautônoma, como piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, leitura de placas ou frenagem automática.
![ZOE ZOE](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/ZOE.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Vale considerar que o Zoe é o mais barato do comparativo, mas, por R$ 10.000 a mais, o Fiat 500e dispõe destes e de muitos outros itens de tecnologia.
Ele atende ao propósito de ser um carro urbano com um bom acerto de suspensão, focada no conforto, e com boa altura em relação ao solo. Porém, além de ser possível ouvir a movimentação dos amortecedores, imperfeições mais acentuadas no asfalto transmitem pancadas mais secas aos ocupantes.
Mesmo assim, mantém a proposta de maciez e passa muito longe da aspereza encontrada no Mini. A posição de dirigir é alta e a direção tem respostas suaves, sem nenhuma pretensão esportiva.
![Zoe ZOE](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FLP7677-e1631659106771.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Essa falta de esportividade também vem nos números de desempenho. Equipado com motor de 135 cv e 25 kgfm, em nossos testes, ele foi de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, 0,4 mais lento do que o 500e, que é menos potente, mas também mais leve.
O Zoe fica em terceiro lugar por ser mais simples mesmo na versão topo de linha, que encosta no preço cobrado pelos rivais mais refinados.
![ZOE ZOE](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FLP8675-e1631658649161.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ficha Técnica – Renault Zoe
Motor: elétrico, dianteiro, 135 cv, 25 kgfm
Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Suspensão: indep., McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus: 195/55 R16
Dimensões: comprimento, 408,7 cm; largura, 178,7 cm; altura, 158,2 cm; entre-eixos, 258,8 cm; porta-malas, 338 l; peso, 1.555 kg
Autonomia: 385 km
![ZOE ZOE](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FLP7673-e1631659178433.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Teste de desempenho – Renault Zoe
- Aceleração:
0 a 100 km/h: 9,1 s
0 a 1.000 m: 32 s – 142,6 km/h - Velocidade Máxima: 140 km/h
- Retomada:
D 40 a 80 km/h: 3,6 s
D 60 a 100 km/h: 4,8 s
D 80 a 120 km/h: 6,3 s - Frenagens:
60/80/120 km/h -14,4/25,5/59,4 m - Ruído Interno
Neutro/rpm máx.: -/- dBA
80/120 km/h: 62/70,1 dBA - Consumo:
Urbano: 4,9 km/kWh
Rodoviário: 4,5 km/kWh - Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: –
Seu bolso
Preço básico: R$ 229.990
Garantia: 3 anos
Concessionárias: 295
2º – Fiat 500e
![Fiat 500 E Fiat 500 E](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FLP4782-e1631659354879.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Assim como o Renault Zoe, o 500e se propõe a ser um legítimo carro urbano. Ele não apenas cumpre seu objetivo como ainda se sai melhor do que o rival graças ao seu conjunto de suspensão, que prima pelo conforto com maciez e boa absorção dos impactos. Além disso, os amortecedores trabalham em silêncio, importante para um carro elétrico. A boa altura em relação ao solo também é uma virtude do 500e.
O desempenho do italiano igualmente surpreende. Mesmo sendo o mais fraco do quarteto, com 118 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, ele é mais rápido do que o terceiro colocado, que é mais potente.
![Fiat 500 E Fiat 500 E](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FLP2968-e1631659524713.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em nossos testes, o 500e foi de 0 a 100 km/h em 8,7 s – 0,4 s a menos do que o Zoe. As acelerações do Fiat até empolgam, mas são mais progressivas em relação a Mini e 208, apesar de, na prática, os números serem muito próximos aos do Peugeot.
A direção é leve, mas transmite solidez, e a posição de dirigir é alta. Em contrapartida, ele é o único do comparativo equipado com freios traseiros a tambor e é o menos espaçoso. Quem vai nos bancos da frente até tem boa acomodação, mas, atrás, as pernas pressionam os bancos dianteiros e a cabeça raspa no teto. O porta-malas também é pequeno: são apenas 185 litros.
![Fiat 500 E Fiat 500 E](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/500eon-e1631659640138.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O 500e cativa pelos detalhes e pela nostalgia, que faz uma bela ponte com a modernidade. O exterior mantém boa parte das características das gerações passadas, como os faróis em dois pares, agora de LED. De lado, se destacam o repetidor de seta, que surge do capô, e a maçaneta embutida.
O interior vai pelo mesmo caminho, com uma aparência minimalista e repetindo a cor da carroceria no painel – que não tem materiais emborrachados, mas acabamento de boa aparência e bons encaixes.
![FIAT 500E FIAT 500E](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FLP3160-e1631659672690.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Um dos diferenciais está na abertura das portas por botão. O nível de tecnologia também o coloca à frente do Renault, com preços semelhantes nas versões testadas.
No Fiat, há piloto automático adaptativo, frenagem automática, leitura de placas de velocidade, faróis altos automáticos, central com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celulares por indução e teto solar.
Quando chega aos 21 km/h, o 500e toca, do lado externo, como alerta de segurança aos pedestres, a melodia de Nino Rota feita para o filme Amarcord. Isso só reforça o apelo clássico do pequeno bambino.
![FIAT 500E FIAT 500E](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FLP4155-e1631760845629.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ficha Técnica – Fiat 500e
Motor: elétrico, dianteiro, 118 cv, 22,4 kgfm
Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Suspensão: indep., McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 195/55 R16
Dimensões: comprimento, 363,1 cm; largura, 168,3 cm; altura, 152,7 cm; entre-eixos, 232,2 cm; porta-malas, 185 l; peso, 1.352 kg
Autonomia: 320 km
![FIAT 500E FIAT 500E](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/FLP3107-e1631659794272.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Teste de desempenho – Fiat 500e
- Aceleração:
0 a 100 km/h: 8,7 s
0 a 1.000 m: 31,2 s – 147,7 km/h - Velocidade Máxima: 150 km/h
- Retomada:
D 40 a 80 km/h: 3,5 s
D 60 a 100 km/h: 4,6 s
D 80 a 120 km/h: 6 s - Frenagens:
60/80/120 km/h -14/25,8/59 m - Ruído Interno
Neutro/rpm máx.: -/- dBA
80/120 km/h: 61,5/70,4 dBA - Consumo:
Urbano: 6,4 km/kWh
Rodoviário: 6,2 km/kWh - Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: –
Seu bolso
Preço básico: R$ 239.990
Garantia: 3 anos
Concessionárias: 520
1º – Peugeot 208 e-GT
![Peugeot 208 E-GT Peugeot 208 E-GT](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/029_e208_DSCF1419_v2-e1631760874495.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Prometido ao Brasil há um ano, o 208 e-GT finalmente chegará por aqui no fim de setembro. Por isso, ele é o único sem preço definido até o fechamento desta edição – a estimativa é de que o modelo custe cerca de R$ 260.000, valor próximo da versão intermediária do Mini Cooper S E.
O preço alto é justificado pelos níveis de acabamento e tecnologia, além da diversão que esse francês importado da Eslováquia pode proporcionar ao condutor.
O 208 se propõe a oferecer uma nova experiência visual com desenhos atraentes por dentro e por fora. Na parte de fora, ele se diferencia das versões a combustão com belas rodas de 17 polegadas, arcos pretos nos para-lamas, luz de neblina traseira e grade com traços na cor da carroceria.
![Peugeot 208 E-GT Peugeot 208 E-GT](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/002_e208_DSCF0172-e1631659951358.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por dentro, o painel tem materiais emborrachados com costuras aparentes em azul e verde e uma faixa central que imita fibra de carbono. Os bancos, muito bonitos, são esportivos e têm uma interessante mistura de tecidos.
O quadro de instrumentos digital exibe efeito 3D e a central, tela de 10”. Só incomoda a posição da alavanca do piloto automático, atrás do volante.
A lista de equipamentos também é farta, com piloto automático adaptativo, frenagem automática, leitura de placas de velocidade, faróis e lanternas de led, freio de estacionamento elétrico, teto panorâmico e carregador por indução.
![Peugeot 208 E-GT Peugeot 208 E-GT](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/208egt-e1631659995775.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Poderia ter ajustes elétricos ao menos no banco do motorista. Espaço não é problema no 208, apesar de ter medidas menos generosas do que as do Zoe. É possível viajar no banco traseiro com conforto e o porta-malas leva suficientes 265 litros.
O grande chamariz do 208 está na dirigibilidade, que pode assumir duas facetas: ser amigável ou atender plenamente à sua proposta esportiva. Caso queira explorar os 136 cv de potência e os 26,5 kgfm de torque, a diversão é garantida.
![PEUGEOT 208 E-GT PEUGEOT 208 E-GT](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/DSCF0469-e1631660058182.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em acelerações mais fundas o hatch chega a destracionar por receber todo o torque de uma vez. Assim, ele vai de 0 a 100 km/h em 8,5 s. Porém, embora seja um legítimo esportivo, ele é mais confortável do que aparenta.
A suspensão é macia e silenciosa, e compensa muito bem os pneus de perfil baixo. Só é preciso cuidado com a baixa altura em relação ao solo – por isso, o modelo ganha uma adaptação local para proteger as baterias, localizadas no assoalho.
Pelo conjunto da obra, o 208 e-GT vence o comparativo.
![Peugeot 208 E-GT Peugeot 208 E-GT](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/DSCF1481-e1631660132976.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ficha Técnica – Peugeot 208 e-GT
Motor: elétrico, dianteiro, 136 cv, 26,5 kgfm
Câmbio: automático, 1 marcha, tração dianteira
Suspensão: indep., McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco nas quatro rodas
Pneus: 205/45 R17
Dimensões: comprimento, 405,5 cm; largura, 196 cm; altura, 143 cm; entre-eixos, 253,8 cm; porta-malas, 265 l; peso, 1.530 kg
Autonomia: 340 km
![PEUGEOT 208 E-GT PEUGEOT 208 E-GT](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/DSCF0375-e1631660177224.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Teste de desempenho – Peugeot 208 e-GT
- Aceleração:
0 a 100 km/h: 8,5 s
0 a 1.000 m: 30,8 s – 150 km/h - Velocidade Máxima: 150 km/h (dado de fábrica)
- Retomada:
D 40 a 80 km/h: 3,3 s
D 60 a 100 km/h: 4,6 s
D 80 a 120 km/h: 6 s - Frenagens:
60/80/120 km/h -14/25,7/59,6 m - Ruído Interno
Neutro/rpm máx.: -/- dBA
80/120 km/h: 60,1/67,5 dBA - Consumo:
Urbano: 7,8 km/kWh
Rodoviário: 6,2 km/kWh - Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 98 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: –
Seu bolso
Preço básico: R$ 260.000 (estimado)
Garantia: 3 anos
Concessionárias: 118
Veredicto:
O 208 é o vencedor por entregar diversão e alto desempenho, mas também ser amigável no uso urbano. Além disso, se destaca pelo nível de tecnologia, bom acabamento e espaço suficiente para ocupantes e bagagens. O Fiat 500e fica em segundo pelo espaço restrito, enquanto a simplicidade do Zoe o coloca em terceiro. O Mini se prejudica pela autonomia.
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![CAPA quatro rodas setembro edição 749 CAPA quatro rodas setembro edição 749](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/09/CAPA1-e1631762011348.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)