Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Conceito da Audi é SUV que se transforma em picape num piscar de olhos

Parte de uma série de carros-conceito, activesphere é a visão da Audi para um futuro que unirá diversão, fora-de-estrada e extrema tecnologia

Por Eduardo Passos
26 jan 2023, 15h30

Já há fabricantes que tratam picapes como SUVs de caçamba, e a Audi vislumbra algo parecido em seu horizonte. A fabricante vem apresentando diferentes carros-conceito que definirão seus futuros modelos de série e o mais novo desses, o Audi activesphere, mistura os tipos de carroceria da moda, indo de um SUV cupê a uma caminhonete extremamente tecnológica num piscar de olhos.

O activesphere parece uma tentativa da Audi de quebrar a frieza alemã, tanto que foi desenvolvido pelo escritório de design da marca em Malibu, Califórnia. O conceito ainda está longe de um carro de série, mas dá dicas do que a matriz de Ingolstad anda pensando.

Audi batizou esse tipo de carroceria de
Audi batizou esse tipo de carroceria de “active Sportback” (Divulgação/Audi)

Além do entre-eixos de generosos 2,97 m, o projeto chama atenção pela ausência de maçanetas, retrovisores e tudo mais que gere arrasto e seja dispensável, com carroceria de formas fluidas e contínuas. O vão livre varia entre 20,8 e 24,8 cm e as rodas de aro 22’’ (com pneus 285/55) chamam atenção pelas calotas ativas: na estrada, elas se fecham em nome da aerodinâmica; no fora-de-estrada, se abrem para favorecer o arrefecimento.

Ausência de coluna B favorece o espaço interno
Ausência de coluna B favorece o espaço interno (Divulgação/Audi)

São itens que lembram a série “aventureira” allroad. Não à toa, a marca faz questão de destacar a combinação de “SUV cupê + kit off-road”. Ao que sugere, a Audi deve lançar versões mais valentes de seus Sportback. É provável que os “active Sportback”, como já são chamados, já estreiem na renovada família e-tron, de elétricos.

Viagem no tempo

As portas de abertura oposta servem para facilitar a entrada dos ocupantes, que embarcam em uma aventura realmente tecnológica. Isso porque o activesphere já é pensado para tempos de carros autônomos, onde o volante retrátil é algo que faz sentido.

Volante do activesphere só aparece quando o motorista decide dirigir. Hologramas são usados intensamente
Volante do activesphere só aparece quando o motorista decide dirigir. Hologramas são usados intensamente (Divulgação/Audi)

Caso o passageiro da esquerda queira virar motorista do carro, o volante surge do painel junto ao projetor holográfico, que leva a central multimídia a uma “nova dimensão”. Os hologramas funcionam para quem utiliza os óculos de realidade aumentada, um dos pontos mais importantes do conceito.

Óculos de realidade aumentada são mandatórios para enxergar os hologramas
Óculos de realidade aumentada são mandatórios para enxergar os hologramas (Divulgação/Audi)

Com eles na vista, o potencial é ilimitado. Em uma trilha, por exemplo, dá para enxergar um mapa 3D do caminho, a fim de situar espacialmente. A Audi também imagina uma espécie de carroceria invisível, projetando imagens do exterior sobre o SUV.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Horizonte observável

Ainda são tecnologias um pouco distantes, bem mais do que a plataforma sobre a qual o activesphere foi concebido. Desenvolvida em parceria com a Porsche, a Premium Platform Electric (PPE) deve estrear já nesse ano, pela própria Audi.

Caçamba é compatível com bicicletas elétricas
Caçamba é compatível com bicicletas elétricas (Divulgação/Audi)

Desenvolvida exclusivamente para elétricos, a PPE terá características como a grande bateria de 100 kWh (suficiente para mais de 600 km de autonomia) e a recarga extremamente rápida graças ao sistema elétrico de 800 V.

Na estimava do activesphere, é possível carregá-lo com 270 kW — uma potência bem rara no mundo real, mas comum ao atual E-Tron Sportback GT. Nesse cenário, meros 10 minutos na tomada acrescentam 300 km de autonomia.

À venda em um futuro próximo?
À venda em um futuro próximo? (Divulgação/Audi)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.