Confirmado: Novo Twingo será a base de hatch elétrico da Nissan
Compacto está previsto para 2026 e vai usar plataforma que também dará origem à nova geração do Kwid

Se a parceria com a Honda ainda está emperrada, a aliança da Nissan com a Renault segue firme. Foi confirmado oficialmente que a nova geração do Twingo, que já está em desenvolvimento, servirá como base para um inédito hatch elétrico da Nissan, previsto para ser lançado no fim de 2026.
De acordo com o site francês L’Argus, o futuro Nissan deve ser batizado como Pixo, em referência a um modelo histórico da marca. Ele será concebido sobre a plataforma Ampr Small EV, que também vai dar origem à próxima geração do Novo Kwid, chamado no exterior de Dacia Spring. Ainda segundo a publicação francesa, o motor será de 85 cv, fornecido pela chinesa Shanghai eDrive, enquanto a bateria de 30 kWh será produzida pela CATL e proporcionará autonomia na casa dos 300 quilômetros.

Embora a arquitetura seja comum, a Nissan adaptará o visual do Twingo para seguir sua identidade de marca. As mudanças incluirão para-choques redesenhados, assinatura luminosa exclusiva e detalhes estilísticos. A produção ficará a cargo de Novo Mesto, na Eslovênia, ao lado do Twingo, o que garantirá economias logísticas.
Apesar do anúncio de lançamento para 2026, há rumores na imprensa europeia de que o compacto elétrico da Nissan só vai chegar ao mercado apenas em 2027, após a estreia do Twingo. A expectativa é de que ambos sejam posicionados abaixo dos 20 mil euros, o que equivale a aproximadamente R$ 123 mil no momento.
Reestruturação da Aliança e investimentos
O projeto integra um acordo mais amplo entre Renault e Nissan, que reduziram as participações cruzadas de 15% para 10%. No acordo atual da Aliança, a Renault lidera o desenvolvimento da plataforma Ampr Small/CMF-BEV, enquanto a Nissan comanda a plataforma Ampr Medium/CMF-EV para modelos maiores.

A Nissan também deixou de ter obrigações de investimento na Ampere, subsidiária de elétricos da Renault, enquanto a francesa assumiu total controle da joint venture na Índia. A mudança visa simplificar operações e direcionar recursos para projetos prioritários, como o desenvolvimento de elétricos acessíveis.

Além do projeto envolvendo o Twingo, a Aliança também já tem no horizonte uma parceria para o desenvolvimento da nova geração do March, chamado no exterior de Micra. O hatch será totalmente elétrico e terá como base o Renault 5, compacto que ganhou recentemente o prêmio de Carro do Ano na Europa.

Também já foi anunciada a fabricação de um SUV compacto da Nissan com base no Novo Duster. O modelo estreará apenas em 2026 no mercado indiano e tem chances de vir ao Brasil para concorrer contra Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross, entre outros.
Não para por aí
Além do Novo Kwid (Spring) e do futuro Nissan, a plataforma inaugurada pelo Twingo pode ganhar um terceiro integrante. A Smart está em negociação com a Renault para lançar um urbano elétrico na Europa.