Você não conhece a Tushek. A montadora eslovena fundada pelo ex-piloto, Aljoša Tušek, até tentou fazer um barulho há um tempo com o superesportivo híbrido TS 900 de 950 cv, mas se você viu algo relacionado a isso no passado, provavelmente, já até se esqueceu.
Agora, a Tushek quer colocar a Eslovênia de vez no mapa do mundo automotivo com uma dupla de hiperesportivos que prometem muito. Além do alto desempenho, os carros também terão um alto nível de personalização, que será mais um diferencial para os outros carros mais ‘tradicionais’.
“A Aeon anuncia um novo amanhecer na produção de hipercarros, com a personalização em primeiro plano. Cada veículo é adaptado individualmente ao seu proprietário para criar um vínculo incomparável”, disse Tušek.
Mas o que interessa mesmo é a mecânica da dupla. Começando pelo híbrido, o Aeon H vai combinar o poder de um V8 com um motor elétrico para gerar incríveis 1.957 cv. Para potencializar ainda mais a capacidade do seu carro, o peso bruto do hiperesportivo é de apenas 1.480 kg, menos que um SUV médio, o que define uma relação peso potência de 1,3 cv/kg.
Já Aeon E consegue ir além. Embora seu trem de força totalmente elétrico deixe ele um pouco mais pesado, totalizando 1.600 kg, ele compensa com mais potência. São 2.535 cv declarados, o que significa que ele entrega 1,7 cv/kg.
Infelizmente, ainda não há muitos detalhes que nos permitam explorar e até especular mais sobre a capacidade da dupla. Mas se depender do que temos até agora e da confiança dos eslovenos, podemos esperar que os Aeon vão “não apenas competir”, mas “dominar” o cenário dos hiperesportivos, como anunciou a Tushek.