Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Coreia e Grécia limitam carga de carros elétricos por risco de incêndio

Enquanto a Coreia do Sul fecha o cerco aos carros elétricos com bateria cheia, a Grécia dificulta as viagens em balsas e ferries entre suas ilhas

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 ago 2024, 08h12 - Publicado em 27 ago 2024, 07h00
South-Korea-Incheon-EV-fire
 (Reprodução/Internet)
Continua após publicidade

Motoristas de carros elétricos que precisam utilizar um estacionamento subterrâneo em Seoul, na Coreia do Sul, agora precisam ficar atentos à carga da bateria. De acordo com o Korea JoongAng Daily, carros elétricos com carga acima dos 90% estarão proibidos nos estacionamentos subterrâneos do país a partir de setembro. Para os viajantes da Grécia, a restrição é ainda pior. 

Na Coreia, a determinação surgiu após um incêndio provocado justamente por um carro elétrico em estacionamento subterrâneo de Seul ter destruído outros 140 carros. A intenção do governo local é evitar que isso se repita.

Incendio carro eletrico coreia do sul
(Reprodução/Internet)

Em meio a isso, existe um embate entre especialistas. À imprensa local, o professor Yoon Won-sub, que é responsável pelo centro de pesquisa de baterias da Universidade Sungkyunkwan, diz que não há indícios de que baterias 100% carregadas representem um maior risco de incêndio e que, na prática, nenhuma bateria recarrega 100%. 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Já para Kim Jonghoon, professor na Universidade Nacional de Chungnam e especialista em carros elétricos, há mais casos de incêndios de carros elétricos quando o estado de carga da bateria é superior a 90%. Não recarregar a bateria por completo seria uma forma de reduzir as probabilidades de incêndio.

Incendio carro eletrico coreia do sul
(The Nation/Reprodução)

Uma outra medida do governo sul-coreano é um novo programa de certificação de baterias que entrará em vigor já em outubro, em vez de fevereiro de 2025. Isso obrigará que os fabricantes obtenham a aprovação do Ministério de Terras, Infraestrutura e Transporte para confirmar que as baterias dos seus carros elétricos estão em conformidade com os padrões de segurança locais. Até então, isso era voluntário.

Continua após a publicidade

As estatísticas da Coreia do Sul são curiosas. Por lá, registraram 139 incêndios de carros elétricos nos últimos três anos. Destes, 26 aconteceram durante a recarga, 68 com o carro andando e 36 com ele estacionado.

Além disso, de acordo com o Science & Technology Policy Institute, em 2023, houve 1,3 incêndios por 10.000 carros elétricos na Coreia do Sul. Para carros com motor  a combustão a taxa sobe para 1,9 incêndios por 10.000 carros.

Continua após a publicidade

Grécia também tem regra curiosa

Grécia EV
(Divulgação/Volkswagen)

Com cerca de 1.400 ilhas, sendo 227 delas habitadas, o transporte da Grécia é muito dependente de barcos, balsas e catamarãs, até mesmo para o transporte de veículos. Mas as regras locais também não facilitam a vida de quem tem um carro elétrico ou híbrido.

Acontece que carros elétricos ou híbridos plug-in só podem embarcar em balsas ou ferries se a bateria estiver carregadas até um máximo de 40%. Mesmo com metade da carga eles são proibidos. Se um carro elétrico se aproximar da balsa com mais carga, tem que ficar circulando pelas áreas vizinhas até que a bateria descarregue o necessário.

Continua após a publicidade
Astipalea
(Astipalea/Divulgação)

A razão para esta regulamentação é questionável, uma vez que se baseia no pressuposto de que os veículos eléctricos são perigosos. As estatísticas mostram, inclusive, o contrário.

O que está em questão, de acordo com a ADAC (o automóvel clube alemão) é que o gerenciamento de um incêndio em um veículo elétrico é completamente diferente do gerenciamento do incêndio de um carro a combustão, e a maioria das tripulações dos navios não tem experiência nesta área. Há um outro agravante: há poucos carregadores na Grécia e ainda menos em suas ilhas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.