Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

De Toyota a BYD e GWM: os híbridos e elétricos mais vendidos de 2023

Entre híbridos convencionais, leves, plug-in, além dos elétricos, os modelos eletrificados registraram recordes no último ano

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
4 jan 2024, 15h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As vendas de carros híbridos e elétricos fecharam 2023 com recorde e acima de todas as expectativas. Foram 93.927 unidades de veículos eletrificados, um crescimento de 91% sobre as vendas de 2022, e mais do que esperava a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), responsável pela divulgação dos números.

    O destaque, como não poderia deixar de ser, foi o BYD Dolphin, enquanto a Toyota liderou por pouco.

    De acordo com a ABVE, os números de 2023 representam uma consolidação do mercado de eletrificados no Brasil, que deverá se manter no próximo ano, mesmo com o aumento da carga tributária imposta pelo governo federal.

    HAVAL H6
    H6 GT (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Neste ano, a iminente incidência do imposto também pode ter provocado uma corrida às lojas entre os meses de novembro e dezembro. Só no último mês do ano o crescimento foi de 191% em relação ao mesmo período de 2022. As 16.279 unidades de dezembro de 2023 superam todos os registros da série histórica da associação.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Apesar do esperado aumento dos preços, a associação prevê que o Mover, novo programa do governo federal para o setor automotivo, também ajudará no reforço do mercado. “O Mover vai permitir que as empresas preparem com mais clareza seus planos de investimento, tanto para veículos leves, quanto para veículos pesados, como ônibus e caminhões, e também para infraestrutura de recarga elétrica”, disse Ricardo Bastos, presidente da ABVE.

    Yuan Plus
    BYD Yuan Plus é o terceiro elétrico mais vendido do Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Toyota é líder, por pouco

    Em 2023, os híbridos convencionais (HEV), que não necessitam de recargas externas, seguiram dominando o mercado de eletrificados com 44,25% das vendas. Os híbridos plug-in (PHEV), que precisam de recarga, ficaram com 35,19% das vendas, com 33.049 unidades, mais que os elétricos, que representaram 20,56% do mercado, com 19.310 unidades.

    No mês de dezembro, porém, os elétricos ganharam força e ultrapassaram os híbridos plug-in, e representaram 36,97% das vendas, contra os 32,88% dos PHEV.

    Continua após a publicidade
    Há estados em que os modelos híbridos também têm isenção do IPVA
    Corolla Cross (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Entre os 41.568 híbridos convencionais vendidos durante o último ano, 26.133 são flex – a associação inclui na conta os Caoa Chery Tiggo 5X e Tiggo 7, que são híbridos-leve (MHEV). Também do total, 20.000 são modelos da Toyota, ou seja, Corolla e Corolla Cros híbridos que, sozinhos, representam quase a metade do segmento.

    Considerando os híbridos convencionais e plug-in, o Corolla Cross foi líder com 12.115 unidades, mas é ameaçado pelo GWM Haval H6, segundo lugar, que tem versões HEV e PHEV, e ficou com 10.701 unidades no ano. Já o Corolla sedã, terceiro colocado, teve 7.885 unidades vendidas, contra 7.669 unidades do BYD Song Plus, sempre plug-in.

    Continua após a publicidade
    Dianteira lembra modelos da Peugeot
    GWM Haval H6 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    O ranking geral, que começa com os quatro colocados já ditos acima, chega à quinta colocação com o BYD Dolphin, o elétrico mais vendido do país. Com 6.812 unidades, o compacto ultrapassou o Volvo XC40 em mais de 5.000 unidades. O XC40 aparece apenas na 10ª colocação, com 1.802 unidades. O terceiro elétrico mais vendido é novamente da BYD, o Yuan Plus.

    Entre as marcas, a Toyota é líder na eletrificação no país, seguida por BYD, Caoa Chery e GWM.

    De Toyota a BYD e GWM: os híbridos e elétricos mais vendidos de 2023
    Volvo XC40 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
    Continua após a publicidade

    Veja abaixo os eletrificados mais vendidos no Brasil em 2023, além das marcas que mais emplacaram esse tipo de carro no ano.

    Híbridos e elétricos mais vendidos em 2023

    Posição Modelo Motor Unidades
    Toyota Corolla Cross HEV 12.115
    GWM Haval H6 HEV e PHEV 10.701
    Toyota Corolla HEV 7.885
    BYD Song Plus PHEV 7.669
    BYD Dolphin EV 6.812
    Caoa Chery Tiggo 8 PHEV 4.605
    Volvo XC60 PHEV 4.335
    Caoa Chery Tiggo 5X MHEV 3.899
    Caoa Chery Tiggo 7 MHEV 2.244
    10° Volvo XC40 EV 1.802
    11° BYD Yuan Plus EV 1.756
    12° Audi Q5 PHEV 1.525
    13° Discovery MHEV 1.325
    14° BMW X5 PHEV 1.265
    15° Porsche Cayenne PHEV 1.213
    16° Volvo XC90 PHEV 1.213
    17° Kia Sportage MHEV 1.062
    18° Defender MHEV 1.047
    19° BYD Seal EV 1.040
    20° Toyota RAV4 HEV 987

    Legenda: PHEV, híbrido plug-in; HEV, híbrido convencional; MHEV, híbrido-leve; EV, elétrico.

    Marcas com mais híbridos e elétricos vendidos em 2023

    Posição Modelo Unidades
    Toyota 21.042
    BYD 17.943
    Caoa Chery 11.943
    GWM 11.473
    Volvo 8.179
    BMW 4.431
    Land Rover 3.712
    Kia 2.382
    Porsche 2.044
    10° Audi 1.830
    11° Mercedes-Benz 1.525
    12° Mini 995
    13° Lexus 852
    14° JAC 790
    15° Hyundai 698
    16° Renault 623
    17° Honda 578
    18° Jeep 438
    19° Ford 413
    20° Peugeot 374

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.