Denza revela novo SUV D9 pouco depois dele ser visto na Europa
SUV elétrico de luxo terá três motores com 951 cv e foi visto bem longe de casa um dias antes do sua revelação oficial
No Brasil, sabemos que a Denza será a principal marca de luxo da BYD, inclusive, sua estreia será com um carro da ‘irmã’ Fangchengbao, o Bao 5, além da sua van D9. Mas na China cada uma opera de maneira independente e a Denza está lançando seu quarto carro.
O Denza N9 teve suas imagens oficialmente reveladas para os chineses, depois de uma série de teasers com o carro totalmente camuflado. Trata-se de um SUV elétrico de grandes proporções, com um comprimento de 5,30 m e um visual mais quadradão.
Apesar das linhas mais retas, não se trata de um SUV aventureiro, muito pelo contrário. É um típico SUV urbano. Na dianteira, chamam a atenção os faróis finos e as pequenas luzes de LED posicionados um pouco abaixo. A grade, como de costume nos elétricos, é fechada e contornada por uma peça preta.
A Denza ainda não divulgou imagens oficiais da traseira N9, mas coincidentemente, o carro foi flagrado rodando bem longe de sua terra natal, no Reino Unido, um dia antes da marca revelá-lo. Sem camuflagem, é possível ver uma traseira bem limpa, onde o destaque fica para o par de luzes que se estendem até o meio do porta-malas, mas não se conectam.
Tecnológico, o SUV tem câmeras no lugar dos retrovisores. É possível esperarmos também muitos recursos de assistência a condução, já que é possível ver um nicho de lidar acima do para-brisas dianteiros. Apesar de não termos imagens do interior, sabe-se que o carro terá até seis lugares (2/2/3).
Esse será o carro-chefe da Denza e usa a plataforma e-Platform 3.0 da BYD, e deve ser lançado em versões elétricas e híbridas plug-in. A versão elétrica terá três motores, dois síncronos na traseira (324 cv cada) e um assíncrono na dianteira (308 cv). Ao todo, esse conjunto deve entregar algo próximo dos 951 cv. Já o plug-in também tem três motores elétricos, que somam 871 cv, além de um motor 2.0 de 268 cv.
Na China, espera-se que o N9 custe menos de 500.000 yuans, aproximadamente R$ 307.000. Ele se juntará aos modelos N7, N8 e D9 na China, esse último já confirmado para o Brasil. É provável que mais informações sobre o novo SUV sejam divulgadas no Salão de Paris, que começa no próximo dia 14.