Dirigimos o Jaecoo 6, elétrico com jeitão de Renegade cotado para o Brasil
Uma das novas marcas da Chery no Brasil, Jaecoo aposta em carros de sucesso na China reposicionados no exterior. É o caso do tecnológico J6
![Jaecoo J6 tem carroceria bem quadrada; ainda mais que o Jeep Renegade](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Jaecoo-J6-13.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
A Jaecoo é uma marca chinesa, mas uma forma boa de ganhar dinheiro é apostar com alguém que essa pessoa não encontrará um carro dessa fabricante no país asiático. Isso acontece porque a Jaecoo simplesmente não existe na China: assim como a Omoda, ela é uma submarca da Chery, criada exclusivamente para mercados internacionais, como o Brasil, onde começa a vender em agosto.
São duas marcas em uma mesma empresa com independência da Chery e comandada por profissionais jovens, de modo que tenham a capacidade de criar um trabalho de qualidade mas sem os vícios das operações chinesas. É assim que Jaecoo e Omoda pretendem agradar aos brasileiros a partir desse ano.
QUATRO RODAS foi à China cobrir o gigantesco Salão de Pequim, e aproveitamos para visitar a sede da Chery Internacional, na cidade de Wuhu. Lá, vimos os modelos que chegarão ao nosso mercado em breve, mas também dirigimos o interessantíssimo Jaecoo 6.
![Jaecoo J6 (10) Pode não parecer, mas esse é um SUV médio](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Jaecoo-J6-10.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A sopa de letrinhas só cresce: Jaecoo 6 (ou apenas J6) é apenas um outro nome dado ao iCar 03, num exemplo clássico de rebadge. A iCar, por sua vez, não é exatamente o subcompacto elétrico que a Caoa Chery vende no Brasil, mas outra submarca do grupo Chery, voltada para jovens de 25 a 35 anos (que, na China, têm renda para adquirir carros elétricos).
![Jaecoo J6 (11) Jaecoo J6](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Jaecoo-J6-11.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O foco está sempre em tecnologia e estilo mais atrevido, que fica evidente na carroceria bem quadrada do J6. Indo além na ideia de “caixote” que deu certo, por exemplo, com o Jeep Renegade, o Jaecoo 6 é um SUV elétrico do porte de um Volkswagen Taos, chamando atenção por detalhes como o capô em paralelepípedo quase perfeito e pegada meio brutalista que, entretanto, não conflita com seu aspecto tecnológico.
![Jaecoo J6 (14) Jaecoo J6](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Jaecoo-J6-14.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Sem muita tradição a ser honrada, é possível arriscar: a tampa do porta-malas se abre na horizontal, com uma saliência externa que serve como um pequeno porta-objetos (no iCar 03, ela é maior e é um compartimento, à moda do Mercedes-Benz Classe G). Faróis e lanternas full-led têm forma de letra I, com assinatura que os torna, perfeitamente, o logotipo da iCar. As maçanetas são retráteis e aparecem quando o alarme é destravado.
![Jaecoo J6 (15) Jaecoo J6](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Jaecoo-J6-15.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não existe Jaecoo 6 híbrido, mas os compradores poderão escolher entre dois conjuntos mecânicos. O básico traz um motor elétrico traseiro de 184 cv e 22,4 kgfm, enquanto a variante bimotor (com um propulsor elétrico em cada eixo) chega aos 282 cv e 39,2 kgfm.
O topo de linha também inclui bateria de lítio-ferro-fosfato de 69,8 kWh (contra 50,6 kWh do J6 básico) e vai de 0 a 100 km/h em 6,5 s. A velocidade máxima, entretanto, não passa de 150 km/h, para não comprometer demais a autonomia declarada de 501 km. Esse é o valor baseado no ciclo CLTC (muito otimista) e, na vida real, o alcance deve girar em torno de 370 km. Se achou pouco, saiba que é possível instalar painéis solares no teto do carro para gerar energia extra, mas esse opcional ainda tem poucos detalhes divulgados.
![Jaecoo J6 (7) Jaecoo J6](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Jaecoo-J6-7.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Apesar dos números de esportivo, o J6 promete desempenho adequado fora da estrada. Afinal de contas, sua carroceria é feita num híbrido de aço e alumínio que eleva a rigidez torcional, a suspensão é independente nos dois eixos e, tanto as extremidades quanto o vão livre de 17 cm permitem ângulo de ataque de 26º.
![Jaecoo J6 (16) Jaecoo J6](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Jaecoo-J6-16.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Jaecoo 6 por dentro
Seguindo a moda, o painel do Jaecoo 6 é formado, principalmente, pela central multimídia flutuante de 15,6”. O quadro de instrumentos também é digital, mas fica embutido para formar uma continuação do friso brilhante que cruza a dianteira da cabine.
![Jaecoo J6 (4) Jaecoo J6](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Jaecoo-J6-4.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Há ousadia no seletor de marcha em forma de cristal (à moda do Volvo XC90), mas, a fim de equilibrar o atrevimento estético com certa modéstia necessária em mercados como o da Oceania, o J6 adotou acabamento em tons de bronze, preto e verde-musgo, que predomina nos bancos de material sintético.
O tamanho de SUV médio pode não ficar aparente pelas fotos, mas surpreende ainda mais surpreendente o espaço de quem viaja na segunda fileira, dado que os 2,71 m de entre-eixos são bem superiores à média desse segmento.
![Jaecoo J6 (3) Jaecoo J6](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Jaecoo-J6-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Até para conter os custos, as inovações seguem, mas concentradas no software ao invés do hardware. Exemplo é o uso de câmeras de alta definição da DJI (famosa por seus drones), que alimentam os recursos de direção autônoma em nível 2+ tão bem que dispensam a instalação de radares e outros sensores externos. Também há possibilidade de usar o celular como chave e de adquirir multimídia com um processador de alto desempenho, que dá vida a um potente assistente virtual operado por comandos de voz.
![Jaecoo J6 (9) Jaecoo J6](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Jaecoo-J6-9.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Quando o Jaecoo 6 chega ao Brasil?
Com tudo isso, é impressionante constatar que, na China, o iCar 03 custa entre R$ 95.000 e R$ 130.000, na conversão direta. Teremos noção melhor de valores quando o J6 desembarcar em lugares como Nova Zelândia e África do Sul, por volta do final de 2024.
Antes disso, porém, é necessário confirmar sua vinda ao nosso país: ao todo, serão 10 lançamentos de Omoda e Jaecoo no Brasil até 2026, com o Omoda 5 sendo o protagonista e os Jaecoo 7 e 8 vindo em seguida. O J7 deverá custar aproximadamente R$ 230.000. Seguindo o posicionamento na China, isso colocaria o J6 um pouco mais caro, perto dos R$ 250.000.
![Jaecoo J6 (5) Jaecoo J6](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Jaecoo-J6-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Nesses dois anos, a Omoda & Jaecoo ainda precisa amadurecer seus planos de ter uma fábrica nacional e desenvolver motores flex. Também é necessário reforçar que o Brasil realmente é uma das prioridades para operação da dupla de submarcas, que estreará em nada menos que 40 países, ainda neste ano.
![Jaecoo J6 (1) Jaecoo J6 (1)](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Jaecoo-J6-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
QUATRO RODAS também apurou que os concessionários brasileiros pretendem, num primeiro momento, focar na venda do Omoda E5, pois a Omoda tentará construir uma imagem de ser ainda mais tecnológica e futurista. E é com base em tantas variáveis que a escalação do Jaecoo 6 como prioridade nessa lista de estreias acontecerá ou não. Ainda assim, dizem que nenhum dos carros da Omoda & Jaecoo estão completamente descartados para o Brasil.
Ficha Técnica – Jaecoo 6
Preço:entre R$ 95.000 e R$ 130.000, na China (iCar 03)
Motor: elétricos, 2 motores (dianteiro e traseiro), potência do motor dianteiro 95 cv, potência do motor traseiro 184 cv; torque do motor dianteiro 16,8 kgfm, torque do motor traseiro 22,4 kgfm; potência combinada de 279 cv.
Bateria: íons de lítio, 69,8 kWh
Câmbio: autom., 1 marcha, tração integral
Direção: elétrica
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
Pneus: 225/55 R19
Dimensões: compr., 440,6 cm; larg., 191 cm; alt., 171 cm; entre-eixos, 271 cm; Altura livre do solo: 170 mm; peso, 1.854 kg
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 6,5 s; veloc. máx., 150 km/h; autonomia, 501 km (CLTC)
*Dados de fábrica