Dona da Volvo lança nova marca de eletrificados com nome de celular
Ao todo, sete modelos estão previstos para os próximos dois anos; os primeiros, um SUV e um sedã híbridos plug-in, chegarão ao mercado chinês já em 2023
A chinesa Geely, atual dona da Volvo e de outras dezenas de marcas, apresentou a Galaxy, uma nova fabricante de modelos eletrificados voltada ao mercado chinês. Para a estreia, a marca revelou um SUV híbrido plug-in já pronto e o conceito de um sedã elétrico feito para brigar com Tesla Model S e Porsche Taycan. Ao todo, sete modelos são prometidos para os próximos dois anos.
Entre os compromissos estabelecidos pela Geely com a Galaxy estão uma nova linguagem de design, com personalidade, e soluções de transporte sustentáveis e eficientes. Prova disso é que os modelos da nova marca serão os primeiros do grupo chinês a utilizarem um novo sistema de baterias Aegis.
Segundo a empresa, o sistema protege as células contra incêndios em caso de colisão e pode prever e antecipar, com precisão, fugas térmicas e “outras situações críticas”. Assim, a vida útil da bateria seria estendida em 20%.
Outro destaque é a motorização, que promete pico de eficiência térmica de 44,3% e um sistema de gerenciamento de energia que melhora a economia de combustível, no caso dos híbridos plug-in, de até 15%. A plataforma destes híbridos plug-in será a E-CMA, uma variante da base já utilizada nos Volvo.
Lançamentos ainda em 2023
O Galaxy L7 será o primeiro carro da nova marca a chegar às ruas, com suas entregas previstas para começarem já no segundo trimestre deste ano. Apesar de ter mostrado o modelo, a marca chinesa não forneceu tantos detalhes técnico sobre o SUV.
Por enquanto, o que se sabe, é que o L7 promete ir de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e uma autonomia de 1.370 km com um único tanque de gasolina, em combinação com a motorização elétrica. O consumo divulgado é de 19,2 km/l.
Já o Galaxy Light, um sedã com formas de cupê, ainda é um conceito – embora uma versão final seja esperada ainda para 2023, já que as linhas do conceito já são factíveis para um modelo de produção. Ele tem dimensões de Audi e-tron GT e Porsche Taycan, com quem deverá concorrer.
Antes da versão final do Light, no entanto, a Galaxy lançará o L6, também um sedã, mas que já se sabe que se trata de um híbrido plug-in. Sem imagens, o modelo chegará ao mercado chinês no terceiro trimestre de 2023.