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E-3008 chega em 2024 com versão de 320 cv e antecipa o novo Jeep Compass

Com três variantes, novo Peugeot 3008 elétrico terá versões com 525 km e 700 km de autonomia e a mais potente terá dois motores e 320 cv

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 12 set 2023, 19h25 - Publicado em 12 set 2023, 19h22
Peugeot e-3008
 (Divulgação/Peugeot)
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Depois de alguns vazamentos e divulgação de algumas imagens oficiais por parte da Peugeot, enfim conhecemos o novo E-3008. O SUV médio elétrico estreia em sua terceira geração, com um visual a lá Fiat Fastback e a estreia da nova plataforma STLA Medium da Stellantis, que futuramente veremos no Jeep Compass e em outros carros médios do grupo.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Peugeot)

O destaque é a nova plataforma, que além dos elétricos, também poderá receber trens de força híbridos e plug-ins. E isso também ocorrerá com o novo Peugeot 3008, que nessas versões que serão apresentadas futuramente.

Além disso, a nova plataforma permitiu que o SUV crescesse, tendo agora 4,5 m de comprimento. A distância entre-eixos cresceu 64 mm em relação a geração passada, chegando a 2,74 m. Quem agradece são os passageiros do banco de trás, que terão um ganho considerável de espaço.

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Não só no tamanho, mas o visual do 3008 também foi bem reformulado. Agora ele é um SUV cupê, assim como o Fiat Fastback e o Volkswagen Nivus. Porém, se olhar de frente, ainda é possível ver alguma coisa da geração passada, mesmo com faróis full-led mais finos e “presas” reestilizadas. A grade ganhou um efeito 3D quadriculado, que passa a impressão de ser aberta, mas na verdade é fechada – como em grande parte dos carros elétricos.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Peugeot)

As luzes traseiras também são finas e interligadas por barra preta, assim como os faróis. A diferença é que na parte de trás ele carrega o nome da marca, enquanto na frente há o nome do carro. O vinco bem marcado em forma de “V” invertido passa uma impressão de maior largura ao 3008.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Peugeot)
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O charme, claro, é o caimento da carroceria “fastback”, que termina em um aerofólio. Isso tudo dá um ar de esportividade que o SUV não terá muito. Seus números de desempenho, divulgados pela Peugeot, são apenas razoáveis, já que o foco será a autonomia.

Em sua versão mais básica, chamada de Electric 210, que como o nome sugere, terá 210 cv e 35 kgfm, enquanto a bateria é de 73 kWh e pode chegar aos 525 km de alcance com uma carga. Nessa variante, o E-3008 pode ir de 0 a 100 km/h em 8,7 s.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Peugeot)

A versão intermediária é para quem quer ainda mais alcance. Chamada de Electric 230 Long Range, ela também tem só motor dianteiro, mas com 20 cv a mais e mesmo torque da Electric 210. Seu trunfo está na bateria maior, de 98 kWh, que entrega uma autonomia de 700 km. Entretanto, como ele fica mais pesado a maior potência apenas mitiga o desempenho menor, com o tempo de 0 a 100 km/h subindo para 8,9 s.

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No topo da gama está a Electric 320. Ela é a única com tração integral, já que ganha um motor elétrico no eixo traseiro de 110 cv, que combinado com o dianteiro, chega a uma potência total de 320 cv. O torque combinado não foi mencionado, mas sabemos que o motor adicional tem 17 kgfm, além dos 35 kgfm do dianteiro. 

Peugeot e-3008

Essa versão terá a mesma bateria e 525 km de alcance da versão mais básica. Ela ganha mesmo em desempenho, com o tempo de 0 a 100 km/ caindo para 6,7 s.

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A Peugeot apresentará em um futuro próximo versões híbridas convencionais e plug-ins. Possivelmente, já que dividem a mesma plataforma, podemos ter pistas do que veremos na próxima geração do Jeep Compass, previsto para a partir de 2025.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Quatro Rodas)

O interior do novo 3008 é um destaque à parte. A montadora está estreando nele a mais recente evolução do ​​i-Cockpit, que se destaca pela tela de 21 polegadas panorâmica suspensa no painel, que serve tanto para o quadro de instrumentos como para a central multimídia. 

Peugeot e-3008
(Divulgação/Quatro Rodas)
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Os principais comandos, que ficam no centro do painel, logo abaixo do display principal, são os chamados i-toggles. Esses são os botões personalizáveis, ou seja, você decide suas funções. Mais abaixo, no grande console central suspenso há alguns botões físicos que regulam o ar-condicionado, enquanto na parte mais inferior fica o carregador por indução. Não há alavanca de câmbio ou seletor giratório para as marchas, esse sistema foi mudado para uma chave do lado direito do volante.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Peugeot)

Para o conforto dos passageiros, todo o acabamento é feito em tecido, enquanto os bancos têm uma combinação de Alcantara e couro. Ainda falando dos assentos, eles têm sistema de aquecimento e refrigeração e ainda podem receber apoios laterais adaptativos, que inflam ou murcham de acordo com quem está sentado.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Peugeot)

O E-3008 também é equipado com um pacote completo de assistência ao motorista. Isso inclui piloto automático adaptativo, assistentes de permanência e troca de faixa, detector e fadiga, sensor de ponto cego com alcance de até 75 metros, controle de descida e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas que funciona em velocidades de até 140 km/h.

Peugeot e-3008
(Divulgação/Quatro Rodas)

De acordo com a Peugeot, o E-3008 estreia primeiro na Europa, no mês de fevereiro. A marca começará as vendas pela versão elétrica mais básica, além de uma outra híbrida, que deve ser detalhada em breve. As demais versões elétricas e plug-ins, devem chegar na segunda metade de 2024.

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