Ele tem 22 BYD Dolphin e um deles tem mais de 140.000 km
Gilson Texeira tem um exemplar do elétrico que pode ser considerado um dos Dolphin mais rodados, no qual garante ter gastado apenas R$ 1.460 de manutenção
O brasiliense Gilson Teixeira é um entusiasta da mobilidade elétrica e foi um dos primeiros brasileiros que compraram o BYD Dolphin. Ele reservou uma unidade na pré-venda, em março de 2023, e em julho do mesmo ano recebeu o seu primeiro Dolphin, na versão GS.
“Em Brasília, onde moro, com certeza fui o primeiro a comprar e tenho convicção fui um dos primeiros brasileiros a receber o Dolphin”, conta Texeira.
Gilson fez a compra já com a intenção de locar o carro para motorista de aplicativo, pois, segundo ele, quem trabalha com app tem muita vantagem quando aluga um carro elétrico para trabalhar. “O motorista com o elétrico costuma gastar ⅕ do que gastava com combustível”, afirma Teixeira.
O primeiro locatário foi o Hélio de Oliveira, responsável por rodar 133.000 km em pouco mais de um ano. E, segundo Gilson, Hélio não pretende mais voltar a trabalhar com carros a combustão.
“Na rodagem urbana fazemos em média 400 km de autonomia, o suficiente para o trabalho do Seu Hélio”, conta Teixeira. Segundo o Inmetro, a autonomia do Dolphin é de 291 km e 405 km é o alcance declarado pela própria BYD.
O empresário e servidor público explica que a manutenção do Dolphin tem um custo muito menor do que esperava.
“Até os 100.000 km não tive nenhum gasto pois as revisões (a cada 20.000 km) são oferecidas pela marca. Com 120.000 troquei os quatro pneus (R$ 1.046) e fiz a primeira revisão paga (R$ 1.060) e agora aos 140.000 fiz mais uma revisão ao custo de R$ 400. Então após os 140.000 km gastei somente R$ 2.506. É muito baixo.” comemora. Só de revisões periódicas foram gastos apenas R$ 1.460.
Gilson acredita que seu Dolphin com 140.000 km é o mais rodado do Brasil: “Não tenho conhecimento de outros Dolphin quem tenham tanta quilometragem quanto o meu”.
Com o sucesso da primeira locação, Texeira optou por aumentar a frota eletrificada. “Comprei o segundo Dolphin em seguida e depois não parei mais. Atualmente junto com o meu sócio eu tenho vinte BYD Dolphin, dois Dolphin Mini e um sedã, o King. Todos já rodando com motoristas de aplicativos na região metropolitana de Brasília.”
Questionado como tem sido a sua experiência com as concessionárias BYD, Texeira garante que tem tido um bom atendimento, mas que teve poucas intercorrências com as frota elétrica. “Dos 23 carros, um queimou a ventoinha, o outro caiu em um buraco e teve que trocar os amortecedores e um outro teve o módulo de carregamento da bateria substituído em garantia”, diz. Segundo Texeira todas as peças estavam disponíveis à pronta entrega e não tem do que se queixar.
O encantamento de Gilson foi tanto que ele resolveu tornar-se produtor de conteúdo e publica tanto no seu perfil do instagram quanto no canal do YouTube vídeos que contam o cotidiano com a frota e com o seu próprio carro, um BYD Song Plus, adquirido em 2022.
“A ideia veio, pois era muito abordado pelas pessoas nas ruas que estavam interessadas nos elétricos e com os meus canais posso atingir um número maior de pessoas.” Texeira ainda conclui que não pretende vender o seu primeiro Dolphin e espera chegar à marca de 1.000.000 km rodados com ele.