Elétrico da Xiaomi se inspira na Ferrari e acelera como uma por R$ 180.000
São 1.365 kg e mais de 430 cv de potência, receita suficiente para levá-lo de 0 a 100 km/h em menos de três segundos

Apresentado em 2022 e previsto para ser lançado em 2023, o JMEV 01 atrasou por questões burocráticas, mas aproveitou o tempo para aperfeiçoar-se. Agora, o pequeno hipercarro elétrico chinês estreia, na China, pelo equivalente a R$ 180.000 (em conversão direta) e com alto desempenho.
O cupê foi desenvolvido pela Tianjin Gongjianpai Auto Technology (TGAT), uma startup chinesa de tuning pertencente a Feng Xiaotong, mas que é afiliada à Xiaomi, que já fez aportes milionários, segundo o site local CarNewsChina. Não por acaso, Liu Dezheng, um dos diretores da empresa responsável pelo esportivo, é cofundador da Xiaomi.

O JMEV 01 é um pequeno esportivo de 4,11 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,17 m de altura e 2,50 m de entre-eixos, e que pesa apenas 1.365 kg, graças a sua estrutura tubular e diversas outras “dietas”, como nas rodas, que são de alumínio e magnésio e pesam apenas 5,9 kg cada.
Ainda na mecânica, ele tem suspenções double wishbone tanto na dianteira, quanto na traseira, amortecedores ajustáveis, juntas de direção de alumínio, discos de freios de 360 mm (com pinças dianteiras de seis pistões e, traseiras, de quatro pistões) e centro de gravidade baixo, de apenas 380 mm.

Todo esse trabalho é feito para extrair o máximo da motorização elétrica, formada por dois motores, um em cada eixo. Com 217 cv em cada um, somam-se 425 cv de potência extraídos dos motores feitos pela Enpower, que também fornece os propulsores elétricos a marcas como Geely, SAIC, GWM, Chery, JAC e Xpeng. O torque não foi divulgado.
Segundo a marca, o modelo é capaz de ir de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos, atingindo a velocidade máxima de 200 km/h – parece pouco, mas trata-se de uma limitação para que se preserve a saúde da bateria. Esta, com 60 kWh, instalada logo atrás dos bancos, e que pode alcançar até 500 km de autonomia, segundo a empresa, no ciclo chinês CLTC.

O visual é declaradamente inspirado em modelos da Ferrari, embora não seja tão parecido. A dianteira tem faróis espichados, mas sem qualquer cobertura, já que há entradas de ar integradas a eles, além de outras aberturas no para-choque – isso deve-se a aerodinâmica, e não para refrigeração, já que trata-se de um carro elétrico.
De lado, há mais aberturas e rodas de 18 polegadas com pneus 245/40 e pinças amarelas aparentes. A traseira é visualmente limpa e destaca o par de lanternas redondas, como nos modelos clássicos da marca italiana.

O interior também mostra inspirações na Ferrari, mas com evidente e grande degrau de sofisticação. No JMEV 01, é possível ver que, apesar dos formatos inspirados, a montagem é simples, bem como os materiais utilizados. Ao centro, nada de tela: há apenas saídas de ar e os comandos analógicos do ar-condicionado. O quadro de instrumentos é digital, o volante tem comandos e, os botões para os vidros elétricos e câmbio, ficam entre os bancos. Por falar neles, os bancos têm estrutura de fibra de carbono.

Na China, o JMEV 01 será oferecido em versão única, por 229.800 Yuan, equivalente a R$ 180.000 em conversão direta e sem adição de impostos. Seu principal concorrente é o MG Cyberster, que roda em testes no Brasil, e custa, no mercado chinês, 319.800 Yuan, equivalente a cerca de R$ 250.000.