Em breve no Brasil, Changan lança rival para o BYD Yuan Plus na China
Em nova geração, o Nevo Q05 troca conjunto híbrido plug-in por elétrico e se torna um concorrente direto ao BYD Yuan Plus na China
A Changan é uma marca chinesa que, em breve, fará sua estreia no Brasil por meio da Caoa. Na China, a marca terminou de revelar o Nevo Q05, um SUV elétrico para concorrer diretamente com o BYD Yuan Plus.
Nesta nova geração, o Changan até mudou seu trem de força para poder competir com o BYD. Isso porque na primeira geração o Changan Nevo Q05 era um híbrido plug-in, mas agora se tornou um SUV elétrico.
Seu novo motor tem 163 cv e duas opções de bateria, ambas da CATL. A menor tem 40,3 kWh e garante até 405 km de autonomia pelo otimista ciclo CLTC, referência no mercado chinês. A opção maior tem 51,9 kWh com alcance de 506 km, pelo mesmo ciclo.
Esteticamente, não há nenhum detalhe que chame muito a atenção. O Nevo Q5 segue à risca a moda chinesa. Tem faróis divididos, sendo que o DRLs acompanham a linha do capô e são bem afilados. Já as luzes principais ficam mais abaixo, em nichos próprios.
No geral, as linhas são arredondadas e o design geral é bem limpo. As luzes traseiras, como um bom carro chinês elétrico, são interligadas e ocupam toda a extensão do porta-malas. No centro, elas formam o logo da Changan, um pequeno círculo com dois traços dos lados.
Por dentro, o Nevo Q05 segue a mesma filosofia de design minimalista. No console central, há duas saídas de ar (um pouco mais baixas do que o padrão) e dois carregadores de celular sem fio, além de alguns poucos botões. Também não há seletor de câmbio, que está alocado no volante.
Como não há botões físicos, a grande maioria das funções é acessível apenas pela central multimídia, que não teve seu tamanho informado. Os dois assentos dianteiros têm ajustes elétricos e o do passageiro tem função de gravidade zero, que alivia a tensão na coluna, e descanso para os pés. SUV também terá sistema ADAS avançado, contando até com um LIDAR no teto.
O Nevo Q05 estreia na China por 110.000 yuan, aproximadamente R$ 82.000. É mais acessível que o BYD Yuan, mas isso não garantiu o sucesso da primeira geração, que vendeu 15.247 unidades no mercado local.


