Após anos de especulação, a Hyundai confirmou discretamente a produção do esportivo a hidrogênio N Vision 74.
Aconteceu em uma apresentação da fabricante, onde mostrou seus planos futuros: lançar 21 novos carros até 2030 e a versão de produção do Hyundai N Vision 74 estava nesta lista.
Nenhum outro detalhe foi revelado, mas a Hyundai planeja “fornecer aos clientes uma ampla gama de opções modelos básicos até de luxo/alto desempenho” em sua linha de carros elétricos.
Um pouco sobre o Hyundai N Vision 74
O modelo foi concebido em homenagem ao primeiro carro da marca, o Hyundai Pony. Além disso, a Hyundai uniu este resgate à sua divisão esportiva N, como um exercício de imaginação sobre como teria sido um Pony Coupe esportivo em 1974, quando o primeiro carro da Hyundai foi lançado. O conceito, não por acaso, é batizado de N Vision 74.
A especulação do modelo está intensa desde a apresentação do N Vision 74, em meados de 2022, como conceito. Na época, o carro estava equipado com uma bateria de 62,4 kWh e um tanque de combustível de célula de hidrogênio que acionavam motores elétricos com uma potência e torque combinados de 670 cv e 91,7 kgfm.
É possível que o modelo de produção seja apenas totalmente elétrico, já que em nenhum dos slides é confirmado algum modelo a hidrogênio. Porém, nos resta esperar para saber. A fabricante sul-coreana tem diversos projetos envolvendo o uso de hidrogênio, inclusive no Brasil.
O visual do modelo já é bem conhecido, já que ele fez e ainda vem fazendo muito sucesso nas redes. Com design futurista, o modelo tem farois e lanternas em led com assinatura retrô, um grande spoiler traseiro e carroceria totalmente voltada para o alto desempenho.
Em maio deste ano, um relatório na Coreia do Sul afirmou que a Hyundai deu sinal verde para a construção de 200 exemplares de rua do conceito, com a produção programada para 2026. Mas não há nada confirmado ainda.
Cada unidade do Hyundai N Vision 74 poderia custar mais de U$ 300.000 e terá quase a mesma missão que o LFA teve com a Toyota e a Lexus: elevar o patamar de tecnologia da marca.