Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Este Porsche 911 elétrico tem motor Tesla e vale quase R$ 3 milhões

Este restomod combina a carroceria de um Porsche 911 a toda a brutalidade do trem de força elétrico de um Tesla Model S

Por Lucas Parente
Atualizado em 22 set 2024, 08h56 - Publicado em 22 set 2024, 07h00
kalmar-7-97-e-volt_100942800_h
 (Kalmar/Divulgação)
Continua após publicidade

A Kalmar é uma empresa dinamarquesa especializada em restomods, versões modernizadas de carros antigos, e focada principalmente no Porsche 911. Para delírio de alguns e fúria de outros, a marca desenvolveu um novo modelo, que combina carroceria do 911 com a motorização do Tesla Model S.

Não se trata de mero ‘swap’ de motor. A Kalmar analisou o conjunto de carroceria e motor elétrico e melhorou, principalmente, o seu desempenho. E assim nasceu o chamado 7-97 E-Volt.

Todo o processo começou quando encontraram um Porsche 911 da geração 964 sem motor.  A empresa então reconstruiu o veículo, mantendo peças originais sempre que possível. Ou mantendo a matéria prima: dizem ter derretido peças de alumínio e até o vidro para refazer os componentes.

kalmar-7-97-e-volt_100942801_h
(Kalmar/Divulgação)

Foram ainda mais além na carroceria, que é feita de um material leve à base de linho. O material também foi utilizado no interior para reduzir ainda mais o peso do esportivo, já prevendo o peso extra do sistema elétrico. Todo esse processo deixou o 7-97 E-Volt com um peso muito semelhante ao 911 original, algo em torno de 1.300 kg.

Continua após a publicidade

Outro grande foco da Kalmar neste projeto foi a aerodinâmica do carro e o alto nível de downforce. Segundo a empresa, o downforce aumentou em 30% na frente e 20% na traseira em comparação ao modelo original. Há ainda um spoiler traseiro que pode fazer o carro chegar a um ganho de 60% no downforce, dependendo da velocidade.

kalmar-7-97-e-volt_100942804_h
(Kalmar/Divulgação)
Continua após a publicidade

Montado na traseira está o único motor elétrico com 450 cv de potência do Tesla Model S. Ele trabalha em conjunto de uma bateria de 63 kWh de capacidade, dividida entre o eixo dianteiro e traseiro para melhor distribuição de peso.

De acordo com a Kalmar, o modelo pode alcançar os 100 km/h em menos de quatro segundos. Isso é mais do que qualquer 911 de geração 964 conseguiu fazer.  A autonomia é de 290 km com apenas uma carga. Como não há relação de câmbio em carros elétricos, o condutor pode escolher dois modos diferentes de condução: Eco e Sport.

kalmar-7-97-e-volt_100942803_h
(Kalmar/Divulgação)
Continua após a publicidade

Como qualquer outro carro, o Kalmar 7-97 E-Volt possui diversos recursos tecnológicos como direção elétrica, ar-condicionado digital, faróis em led, sistema de infoentretenimento com conectividade Apple CarPlay.

Compartilhe essa matéria via:

Os compradores do modelo também poderão escolher qual tipo de freio o modelo utilizará. A empresa oferece discos de freio de aço ou um conjunto de carbono-cerâmico, mais leve e tolerante à fadiga.

Continua após a publicidade
kalmar-7-97-e-volt_100942797_h
(Kalmar/Divulgação)

O restomod elétrico deste 911 parte de aproximadamente € 450.000, algo em torno de R$ 2,7 milhões. A Kalmar afirma que, caso algum proprietário queira, pode realizar outro swap de motor e fazer o carro voltar a rodar com gasolina.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.