Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Exeed chega ao Brasil em 2024 com sedã elétrico rival do Porsche Taycan

Sedã elétrico de luxo tem sistema elétrico de 800V e promete mais de 700 km de autonomia com uma só carga

Por Guilherme Fontana, de Wuhu (China)
19 out 2023, 10h57
Exeed Exlantix ES
Exeed Exlantix ES (Exeed/Divulgação)
Continua após publicidade

Além de Omoda e Jaecoo, a Chery também confirmou a chegada da Exeed ao Brasil, em 2024. A marca de luxo chinesa terá apenas modelos híbridos e elétricos, deixando a missão da estreia para o Exlantix ES, um sedã elétrico feito para brigar com Tesla Model S, Porsche Taycan e BYD Han.

O modelo é o primeiro elétrico da Exeed e, por isso, quer mostrar do que a marca é capaz. Ele também estreia uma nova plataforma e um novo sistema operacional, com inteligência artificial. Por fora, mesmo com traços que remetem aos seus rivais e aos Aston Martin, ele tem personalidade.

Exeed Exlantix ES
Exeed Exlantix ES (Exeed/Divulgação)

Na dianteira, além dos estreitos faróis e da barra de led que une as peças, há duas grandes peças de iluminação que podem exibir imagens para comunicar outros carros ou pedestres de algo, ou apenas desenhos, como emojis e a situação do tempo (se chove, faz sol e quantos graus está no momento). É curioso, mas não funcionará no Brasil por falta de regulamentação no país para este tipo de iluminação.

Exeed Exlantix ES
Exeed Exlantix ES (Exeed/Divulgação)
Continua após a publicidade

Atrás, há lanternas que vão de um lado a outro da carroceria e aerofólio embutido com dois níveis de abertura. De lado, além de rodas com desenhos esportivos (ainda não há confirmação sobre o tamanho da roda para o Brasil), há maçanetas embutidas.

Exeed Exlantix ES
Exeed Exlantix ES (Exeed/Divulgação)

O interior é limpo como o de um Tesla. O quadro de instrumentos é representado por uma pequena tela horizontal, enquanto a central multimídia tem outra muito maior, esta com 16 polegadas. Há mais uma tela pequena na traseira, por onde os passageiros podem comandar o ar-condicionado dedicado a eles. Praticamente não se vê comandos físicos – nem para ajustar os retrovisores, o que se faz pela multimídia.

Continua após a publicidade
Exeed Exlantix ES
Exeed Exlantix ES (Exeed/Divulgação)

Para o Brasil, o Exlantix ES chegará em sua versão topo de linha, com dois motores (um em cada eixo, configurando tração integral), cerca de 500 cv e autonomia acima dos 700 km, segundo o ciclo chinês. De acordo com a Exeed, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, semelhante aos rivais, e suas baterias de 800V podem recuperar 150 km de autonomia em apenas 5 minutos em recarga rápida.

Continua após a publicidade

A Exeed ainda não diz o preço do modelo, que deve estrear perto dos R$ 500.000, considerando seu grande rival, BYD Han, hoje vendido a partir de R$ 539.990.

exeed-rx
Exeed RX (Exeed/Divulgação)

Após ele, a Exeed entrará no mercado de SUVs com o Exeed RX, com mecânica híbrida plug-in 4×4 que ainda não foi revelada. Na China, o único motor disponível hoje é o 2.0 TGDi de 261 cv e 42 kgfm combinado com um câmbio automático convencional de 8 marchas. No híbrido, ganharia um motor elétrico montado no eixo traseiro.

Continua após a publicidade
Exeed-Yaoguang-rx
(Exeed/Divulgação)

Assim como Omoda e Jaecoo, a operação da Exeed no Brasil deverá ser independente da Caoa, ou seja, feira pela Chery Internacional. É o que garantem os executivos dos grupos, apesar de um conhecido e polêmico problema com a Caoa.

Exeed-Yaoguang-rx
(Exeed/Divulgação)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.