Além de Omoda e Jaecoo, a Chery também confirmou a chegada da Exeed ao Brasil, em 2024. A marca de luxo chinesa terá apenas modelos híbridos e elétricos, deixando a missão da estreia para o Exlantix ES, um sedã elétrico feito para brigar com Tesla Model S, Porsche Taycan e BYD Han.
O modelo é o primeiro elétrico da Exeed e, por isso, quer mostrar do que a marca é capaz. Ele também estreia uma nova plataforma e um novo sistema operacional, com inteligência artificial. Por fora, mesmo com traços que remetem aos seus rivais e aos Aston Martin, ele tem personalidade.
Na dianteira, além dos estreitos faróis e da barra de led que une as peças, há duas grandes peças de iluminação que podem exibir imagens para comunicar outros carros ou pedestres de algo, ou apenas desenhos, como emojis e a situação do tempo (se chove, faz sol e quantos graus está no momento). É curioso, mas não funcionará no Brasil por falta de regulamentação no país para este tipo de iluminação.
Atrás, há lanternas que vão de um lado a outro da carroceria e aerofólio embutido com dois níveis de abertura. De lado, além de rodas com desenhos esportivos (ainda não há confirmação sobre o tamanho da roda para o Brasil), há maçanetas embutidas.
O interior é limpo como o de um Tesla. O quadro de instrumentos é representado por uma pequena tela horizontal, enquanto a central multimídia tem outra muito maior, esta com 16 polegadas. Há mais uma tela pequena na traseira, por onde os passageiros podem comandar o ar-condicionado dedicado a eles. Praticamente não se vê comandos físicos – nem para ajustar os retrovisores, o que se faz pela multimídia.
Para o Brasil, o Exlantix ES chegará em sua versão topo de linha, com dois motores (um em cada eixo, configurando tração integral), cerca de 500 cv e autonomia acima dos 700 km, segundo o ciclo chinês. De acordo com a Exeed, o sedã vai de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, semelhante aos rivais, e suas baterias de 800V podem recuperar 150 km de autonomia em apenas 5 minutos em recarga rápida.
A Exeed ainda não diz o preço do modelo, que deve estrear perto dos R$ 500.000, considerando seu grande rival, BYD Han, hoje vendido a partir de R$ 539.990.
Após ele, a Exeed entrará no mercado de SUVs com o Exeed RX, com mecânica híbrida plug-in 4×4 que ainda não foi revelada. Na China, o único motor disponível hoje é o 2.0 TGDi de 261 cv e 42 kgfm combinado com um câmbio automático convencional de 8 marchas. No híbrido, ganharia um motor elétrico montado no eixo traseiro.
Assim como Omoda e Jaecoo, a operação da Exeed no Brasil deverá ser independente da Caoa, ou seja, feira pela Chery Internacional. É o que garantem os executivos dos grupos, apesar de um conhecido e polêmico problema com a Caoa.