Fabricante do iPhone revela seus ônibus, sedã e SUV elétricos
Totalmente elétricos, os três primeiros modelos da taiwanesa Foxconn serão um sedã, um SUV e um ônibus
Principal parceira da Apple na fabricação do iPhone, a taiwanesa Foxconn entrou oficialmente no ramo dos veículos elétricos. A empresa mostrou os protótipos dos seus três primeiros veículos e, para isso, até criou uma nova marca, a Foxtron.
Assine Quatro Rodas por apenas R$ 12,90
Os modelos apresentados são um SUV, um sedã e um ônibus. Começando pelo maior, o chamado Model T — perceba a grande semelhança com os nomes da Tesla e Ford — tem motor de 357 cv e 357 kgfm, fazendo com que o ônibus chegue até 120 km/h. A bateria é de fosfato de ferro-lítio e garante 250 km de autonomia, além de suportar temperaturas de até 400 graus.
Já o SUV, ganhou o nome de Model C e se destaca pela forma, espaço e consumo de energia. Para o utilitário, que terá sete lugares, a Foxtron aposta no minimalismo, simplificando o design e minimizando os espaços usados para componentes mecânicos, aumentando assim a área dos assentos.
Ao todo o Model C tem 4,64 metros de comprimento e uma distância entre eixos de 2,86 metros.
A Foxconn não divulgou potência nem o torque, mas, julgando pela aceleração de 0 a 100km/h em apenas 3,8 segundos, podemos esperar números bem surpreendentes. O alcance segue essa mesma linha, chegando em até 700 km, segundo o ciclo NEDC, com apenas uma carga.
Por último, o sedã de luxo, Model E, será o carro chefe da Foxtron. A carroceria tem a assinatura da renomada empresa italiana Pininfarina, consagrada pelos seus trabalhos com a Ferrari. No interior, o espaço traseiro pode se transformar em um escritório móvel confortável o suficiente para conectar diversos dispositivos móveis.
Além de luxuoso, o Model E terá desempenho digno de um esportivo. Com 760 cv, o sedã faz de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos, apenas 0,4 segundos a menos que um Bugatti Chiron, por exemplo. O alcance é ainda melhor que o do irmão SUV, podendo percorrer 750 km por carga.
Tanto o SUV, quanto o sedã compartilham da mesma plataforma aberta, chamada de MIH. Essa estrutura foi projetada em conjunto com outras empresas de eletrônicos e automotivas, porém a Foxtron não revelou, de fato, quais foram.
Sabe-se que a chinesa assinou parcerias com grandes nomes, como Stellantis, Rivian e Geely, a dona da Volvo.
O Presidente da Foxconn, Young Liu, disse que um centro de produção na Europa não está descartado pela empresa. O plano, além de fornecer sua plataforma para outras empresas, é de ocupar 10% do segmento dos elétricos entre 2025 e 2027.