Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ferrari SF90 Spider de 1.000 cv chega ao Brasil por R$ 8,4 milhões

Versão conversível da SF90 Stradale será será vendida aqui e é o primeiro conversível híbrido da marca

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 14 fev 2022, 21h10 - Publicado em 14 fev 2022, 21h02
  • Seguir materia Seguindo materia
  • SF90 Spider frontal
    Modelo é o primeiro conversível híbrido plug-in da marca (Divulgação/Ferrari)

    A versão conversível da primeira Ferrari híbrida vem oficialmente ao Brasil. A SF90 Spider será vendida por aqui pela Via Itália, importadora oficial da marca, e o preço inicial já está definido: R$ 8,4 milhões.

    Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

    Parte da justificativa para esse preço fica atrás do motorista e do passageiro: o motor V8 mais potente que a Ferrari já construiu, instalado em posição central. São 780 cv gerados pelo motor 4.0 biturbo.

    Além dele, há outros três motores elétricos: dois no eixo dianteiro e um no traseiro. Juntos, garantem tração integral e exatos 1.000 cv e 91,7 kgfm de torque, que fazem a Ferrari SF90 Spider atingir uma velocidade máxima de 340 km/h e os 100 km/km de 2,5 segundos, de acordo com a marca. Quanto ao câmbio, é automático com dupla embreagem e oito marchas.

    Continua após a publicidade
    SF90 SPIDER VISTA DE CIMA
    (Divulgação/Ferrari)

    Ao todo, há quatro modos de direção, que fazem os motores trabalharem de maneira diferente. O modo Hybrid preza pela eficiência, onde o sistema define se deve ou não ligar o motor a combustão, enquanto os motores elétricos trabalham com energia limitada para garantir maior alcance. Já no e-Drive, a unidade a combustão permanece desligada o tempo todo e apenas os motores elétricos funcionam. Nesse modo, a SF90 pode andar até 25 km apenas com a energia da bateria e sua velocidade máxima é reduzida para 135 km/h.

    Os outros dois modos são para aqueles que gostam da velocidade. No Performance, o V8 permanece sempre funcionando e prioriza o carregamento de energia a eficiência, garantindo energia instantânea sempre que necessário. Por fim, no modo Qualify o três motores elétricos, assim como a combustão, trabalham com sua potência máxima e todo o funcionamento é voltado para o desempenho.

    sf90 spider traseira
    SF90 Spider chega aos 340 km/h de velocidade máxima (Divulgação/Ferrari)

    Na parte aerodinâmica, a marca afirma que o resultado encontrado foi ainda melhor que o da versão cupê, Stradale. Todas as características de design, como o Shut-off Gurney na traseira (sistema de controle ativo que varia a força descendente sobre o eixo traseiro) e as rodas forjadas com perfis de asa, foram pensadas pela Ferrari para aprimorar a aerodinâmica do esportivo.

    Continua após a publicidade

    Segundo dados da Ferrari, se o cliente optar pelo pacote Asseto Fiorano – que inclui o conjunto de amortecedores dedicados à pista, componentes de fibra de carbono e titânio, aerofólio traseiro e pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 – os resultados de desempenho chegam a 390 kg de downforce gerados nas curvas a 250 km/h.

    sf90 spider perfil
    Conversível está 100 kg mais pesado e teto é acionado em 14 segundos (Divulgação/Ferrari)

    Por fora, a agressividade é o que mais chama atenção na SF90 Spider. A silhueta é idêntica à versão cupê e as entradas de ar laterais, responsáveis por resfriar o motor a combustão, estão localizadas um pouco acima dos para-lamas traseiros. Já na frente, há outras três entradas, que puxam o ar para resfriar os motores elétricos. Os faróis finos usam tecnologia Matrix LED Highlight.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    A traseira tem duas saídas de escape bem elevadas. A Ferrari teve um cuidado especial com o escapamento, redesenhando o sistema para que o som do motor fosse direcionado ao cockpit, desse modo melhorando a qualidade do som que o motorista escuta na cabine.

    SF90 SPIDER INTERIOR
    A primeira tela curva usada em um carro estreou na SF90 (Divulgação/Ferrari)

    Por dentro, o painel continua o mesmo da Stradale. A tela de instrumentos é curva e de alta definição, tendo 16’’ e podendo ser configurado através dos botões no volante. A alavanca do câmbio automático tem seus controles acionados através de um recurso de estilo de grade, semelhante ao do clássico câmbio manual das Ferraris.

    Para quem desembolsar os mais de R$ 8 milhões e adquirir a SF90 Spider, a Ferrari oferece ainda uma garantia de 7 anos, que garante todas as revisões feitas a cada 20.000 km durante todo esse período. O valor adicional do pacote Assetto Fiorano não foi divulgado.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
    A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.