Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Fiat 500 elétrico poderá ter versão híbrida em inédito movimento inverso

A desaceleração nas vendas de elétricos tem feito as marcas repensarem suas estratégias: agora, a Fiat poderá converter seu 500 elétrico em híbrido

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 mar 2024, 13h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Transformar veículos a combustão em elétricos tornou-se algo corriqueiro na indústria. O movimento inverso, porém, ainda não aconteceu. Mas, ao que tudo indica, a Fiat poderá ser pioneira ao converter o 500e, modelo nascido como elétrico, em um híbrido. O motivo? A desaceleração nas vendas dos elétricos, já percebida por diversas outras montadoras.

    De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, a Fiat poderá dar um passo atrás na eletrificação adaptando um conjunto híbrido-leve no 500e. O motor seria o já conhecido 1.0 de três cilindros com 70 cv, auxiliado por um sistema elétrico de 12V usado no Panda.

    500e Abarth
    Na nova geração, até o esportivo Abarth é elétrico (Divulgação/Fiat)

    É a mesma combinação do 500 de antiga geração, ainda à venda na Europa, mas que deverá ser descontinuado até julho deste ano por não atender às atuais normas de segurança europeias. Ele seguirá vivo, porém, na África, enquanto a motorização terá sua produção transferida da Polônia para a Argélia, estrategicamente mais adequado para a produção africana do subcompacto.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Sem o modelo emblemático em terras europeias, a Fiat estaria planejando, então, a conversão do modelo elétrico para híbrido-leve – que poderá ser produzido na mesma fábrica do elétrico, em Torino, na Itália.

    Fiat 500
    Fiat 500 de antiga geração ainda é vendido na Europa como híbrido-leve, e cederá conjunto para o irmão mais novo (Divulgação/Fiat)

    Mas isso não deverá acontecer antes de 2026, já que há trabalhosos e demorados processos a serem feitos, justamente pelo movimento incomum e inverso ao que se viu até agora, mesmo que a plataforma seja compatível. Assim, haverá um grande espaço de tempo sem um Fiat 500 a combustão.

    Continua após a publicidade

    Dados da Data Force embasam a motivação para a “volta atrás”. Em 2023, mais de 104.000 Fiat 500 a combustão, da antiga geração, foram comercializados na Europa. Em contrapartida, foram 62.000 da geração mais nova, que é sempre elétrica.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.