Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Fiat Palio Weekend elétrico raríssimo está em leilão no Rio de Janeiro

Parceria entre Fiat e energéticas, Palio Weekend elétrica tinha 20 cv e uso exclusivo em indústrias

Por João Vitor Ferreira
13 dez 2021, 18h42
Palio Weekend elétrico
 (Divulgação/Fiat)
Continua após publicidade

Poderia ser delíRio coletivo, mas a Fiat de fato produziu um Palio Weekend 100% elétrico. O projeto começou em 2006, sendo fruto de uma parceria entre a montadora, a empresa de energia Itaipu Binacional e a hidrelétrica suíça KWO. A perua elétrica não chegou a ir ser vendida em série, mas teve algumas unidades compradas e utilizadas por concessionárias de energia, como a Enel no Rio de Janeiro (RJ).

Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Mas agora, se você tiver dinheiro suficiente para dar o maior lance — e coragem para arrematar um carro de leilão em visível estado de abandono — poderá ter seu próprio Palio Weekend elétrico. O exemplar raríssimo foi anunciado no site de leilões Superbid.

O elétrico sendo leiloado pela própria Enel e vem de São Gonçalo, região metropolitana da capital carioca. Até o momento, o Palio modelo 2007/2008 está sendo arrematado por R$ 12.000 e estará disponível para receber novos lances até o dia 16 de dezembro. O valor do lance poderia ser considerado uma bagatela, dado que, na época, seu valor estimado era de R$ 140.000.

Palio Weekend elétrico traseira
A perua chegou a ser exposta como protótipo no Salão do Automóvel de São Paulo em 2008 (Divulgação/Fiat)
Continua após a publicidade

Porém é preciso ficar atento aos detalhes. O fraco motor elétrico dianteiro, de apenas 20 cv e 5,1 kgfm, não foi testado. O interior está bem empoeirado e não esconde que o veículo ficou um bom tempo parado. Além disso, pintura, tapeçaria e lataria estão em estado “regular”, segundo o site. Enquanto os pneus estão “ruins”, vale ressaltar a observação dizendo que o Palio “apresenta riscos”.

Palio Weekend elétrico
A inovadora bateria reciclável era carregada em uma tomada comum e levava cerca de oito horas para chegar aos 100% (Divulgação/Fiat)

Quem arrematar o modelo vai ter que se contentar com um carro de uso urbano. O Palio Weekend elétrico é lento, faz de 0 a 100 km/h em 28 s (18 segundos mais devagar que a versão normal da perua) e não passa dos 100 km/h. Quando foi lançado, o modelo era mais utilizado para transporte de pessoas e materiais dentro de empresas e usinas.

Por dentro, a alavanca do câmbio automático apresentava apenas as funções básicas Drive, Ré e Park. Já o painel tinha somente um velocímetro, outras funções eram mostradas em um display no centro do console. E como todo bom carro elétrico, o Palio Weekend também oferecia sistema de freio regenerativo.

Continua após a publicidade
Palio Weekend elétrico interior
O câmbio automático tinha as posições “P”, “D” e “R”. O display no painel central mostrava informações para monitoramento da bateria (Divulgação/Fiat)

A bateria de sódio-níquel-cloro batizada de ZEBRA, embora seja totalmente reciclável, tem autonomia para apenas 120 km; muito pouco considerando os padrões atuais. Ela fica alojada abaixo do assoalho, para não roubar espaço do porta-malas. Mas temos que dar um desconto para as limitações, já que o projeto era, basicamente, protótipo e não um modelo de produção para revolucionar a indústria.

Mais elétricos exóticos no leilão

Além do Palio Weekend, a Enel também colocou à leilão duas unidades do Reva I, o compacto elétrico indiano que chegou ao Brasil em 2009 e em poucas unidades. O modelo, que por aqui custava R$ 70.000, só foi trazido por importadores particulares. Isso explica o seu alto custo em relação ao resto do mundo, onde era considerado um carro popular. Na índia, por exemplo, o carro custava cerca de R$ 20.000, na cotação da época.

Reva I leilão
(Superbid Marketplace/Reprodução)
Continua após a publicidade

Assim como a perua da Fiat, os Reva também não são muito potentes. Seu motor tem apenas 17 cv e o carro não passa dos 80 km/h, segundo informações da montadora. A autonomia, também era bem baixa, tendo cerca de 80 km e a bateria poderia carregar totalmente em aproximadamente oito horas.

Reva I leilão
(Superbid Marketplace/Reprodução)

O estado de conservação é semelhante ao do Palio. Os compactos também estão com os pneus ruins e não foram testados, além de apresentarem risco, como descreve o site de leilões. Até o momento, um dos Reva I tem lance máximo de R$ 5.750, enquanto o outro já está nos R$ 6.000.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 752 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.