Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Fiat Tipo agora é híbrido, estreia mecânica do Jeep Compass e faz 21 km/l

Além da família média, que inclui hatch e perua, o Fiat 500X também adotou o conjunto que combina um motor a combustão a um sistema elétrico

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 30 set 2023, 20h38 - Publicado em 16 fev 2022, 18h46
Tipo Hybrid frontal
Fiat Tipo acaba de estrear o motor 1.5 GSE Turbo com sistema híbrido  (Divulgação/Fiat)
Continua após publicidade

O Fiat Tipo se distancia cada vez mais do antigo hatch médio de linhas quadradas que chegou a ser produzido no Brasil. Agora, tanto a versão hatch, quanto a perua da atual geração do modelo, passam a ser híbridos leve. A lado do 500X, o “SUV do 500”, que também ganha a mecânica atualizada, os modelos foram os últimos da marca a se eletrificarem na Europa.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Tanto o Tipo, quanto o 500X, serão equipados com a mesma mecânica inaugurada há menos de um mês em Jeep Compass e Renegade e-Hybrid. O conjunto híbrido leve (MHEV) une o motor GSE 1.5 turbo, da mesma família dos 1.0 T3 e 1.3 T4 que equipam modelos do grupo Stellantis no Brasil, como Fiat Pulse e os Jeep Compass e Renegade. 

500X Hybrid
Fiat 500X (Divulgação/Fiat)

Sozinho, o motor a combustão gera 130 cv e 24,5 kgfm. Ele tem o auxílio de um motor elétrico de 20 cv e 5,6 kgfm. Esses são os primeiros modelos da Fiat que podem funcionar apenas com o motor elétrico. Em situações como em um engarrafamento, arrancada ou manobras para estacionar, o sistema dispensa o uso do motor a combustão, funcionando de maneira 100% elétrica.

Continua após a publicidade

Entre os principais benefícios desse novo sistema está a economia de combustível. Segundo a Fiat, ambos os modelos são mais econômicos do que suas respectivas versões com motor a diesel. O 500X Hybrid tem um consumo médio de 19 km/l, enquanto sua variante com motor 1.6 diesel faz, em média, 18,5 km/l. 

Compartilhe essa matéria via:
500X HIBRIDO TRASEIRA
Fiat 500X (Divulgação/Fiat)

Já o Tipo Hybrid tem média de aproximadamente 21 km/l, enquanto sua versão com mesmo motor a diesel do 500X faz 20 km/l, de acordo com a Fiat.

Porém, a economia não atrapalhou o desempenho, pelo contrário. A marca informa tempos de 0 a 100 km/h de 8,8 segundos para o Tipo e 9,4 segundos para o 500X. Muito graças ao torque instantâneo do motor elétrico que, além da força extra, também ajuda a atenuar o turbo lag do motor a combustão.

Continua após a publicidade
Traseira tipo hibrido
Fiat Tipo perua (Divulgação/Fiat)

Como parte do pacote de segurança, ambos os modelos virão com sensor e alerta de fadiga (estreando no 500X), frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de permanência em faixa, assistente de limite de velocidade, faróis automáticos e alerta de ponto cego.

Cada um deles será produzido em uma fábrica diferente da Stellantis. O 500X Hybrid será construído em Melfi, na Itália, e o Tipo em Tofas, na Turquia. As encomendas já começam neste mês e as primeiras unidades chegarão às concessionárias europeias em abril. Os valores não foram divulgados.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 754 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.