Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

Ford cria van de 2.000 cv para testar limites científicos da eletrificação

Aproveitando festival de velocidade, Ford usou E-Transit extremamente preparada para explorar até onde seus motores elétricos são capazes de ir

Por Eduardo Passos
24 jun 2022, 17h40
Ford E-Transit Supervan
Ford E-Transit Supervan (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

Seguindo a tradição de criar versões altamente esportivas da sua van Transit, a Ford apresentou, nesta semana, a Pro Electric SuperVan. Aproveitando o que tem de melhor em termos de propulsão elétrica, a montadora criou um furgão com nada menos de 2.000 cv e aceleração mais rápida que qualquer carro de série no mundo. Um “experimento de ciência em alta velocidade”, nas palavras da norte-americana.

Para mostrar seu “imenso” compromisso com a eletrificação, a Ford equipou uma e-Transit (modelo, inclusive, já homologado no Brasil) com nada menos que quatro motores levado ao extremo. Desse modo, o veículo conta com tração integral que pode ser configurada em tempo real por engenheiros nos boxes.

Projetado em segredo, o “foguete” teve a condução da Ford Performance, em parceria com a preparadora austríaca STARD. A sucursal da Azul Oval em Colônia, Alemanha, cuidou de mudanças externas que incluem difusores, saias e aerofólios meticulosamente projetados.

Ford E-Transit Supervan
(Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Sendo um veículo de corrida, a SuperVan também teve sua carroceria modificada, com adição de painéis em materiais compósitos, além de assentos e gaiola de proteção nas especificações da FIA e até um limitador de velocidade para os boxes.

Ford E-Transit Supervan
(Divulgação/Ford)

Como reforça a própria Ford, ser rápido em uma corrida vai muito além de ser potente, o furgão “furioso” ainda conta com suspensão duplo A nas quatro rodas, subchassis de alta performance e freios especiais. O serviço de telemetria comercial da marca também foi aprimorado para possibilitar ajustes remotos pela engenharia.

Continua após a publicidade
Ford E-Transit Supervan
(Divulgação/Ford)

Indo de 0 a 100 km/h em menos de 2 s, a SuperVan arranca mais rápido do que qualquer carro de fabricação em série no mundo. A autonomia, que obviamente não é seu foco, não foi divulgada, mas com apenas 50 kWh de baterias e altíssimo desempenho não é provável que vá além de uma centena de quilômetros. As células de energia, por outro lado, ajudam na dinâmica, uma vez que trazem o centro de gravidade do veículo para perto do solo.

Ford E-Transit Supervan
(Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Curiosamente, a Ford instalou uma central multimídia de 15,5’’ no painel do furgão. É a mesma tela usada no Mustang Mach-E e na nova Ranger, entre outros, e, através dela, é possível selecionar diferentes modos de condução. Há opção de foco na arrancada, corrida (menos potência e maior dirigibilidade) e até rali, com ajuste fino do controle de tração e estabilidade.

Ford E-Transit Supervan
(Divulgação/Ford)

Apresentada durante o Festival da Velocidade de Goodwood, a Ford Pro Electric SuperVan foi conduzida pelo experiente piloto Romain Dumas, com recordes em circuitos como Pikes Peak, Nürburgring e no Rali de Monte Carlo.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.