Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ford cria van de 2.000 cv para testar limites científicos da eletrificação

Aproveitando festival de velocidade, Ford usou E-Transit extremamente preparada para explorar até onde seus motores elétricos são capazes de ir

Por Eduardo Passos
24 jun 2022, 17h40
Ford E-Transit Supervan
Ford E-Transit Supervan (Divulgação/Ford)
Continua após publicidade

Seguindo a tradição de criar versões altamente esportivas da sua van Transit, a Ford apresentou, nesta semana, a Pro Electric SuperVan. Aproveitando o que tem de melhor em termos de propulsão elétrica, a montadora criou um furgão com nada menos de 2.000 cv e aceleração mais rápida que qualquer carro de série no mundo. Um “experimento de ciência em alta velocidade”, nas palavras da norte-americana.

Para mostrar seu “imenso” compromisso com a eletrificação, a Ford equipou uma e-Transit (modelo, inclusive, já homologado no Brasil) com nada menos que quatro motores levado ao extremo. Desse modo, o veículo conta com tração integral que pode ser configurada em tempo real por engenheiros nos boxes.

Projetado em segredo, o “foguete” teve a condução da Ford Performance, em parceria com a preparadora austríaca STARD. A sucursal da Azul Oval em Colônia, Alemanha, cuidou de mudanças externas que incluem difusores, saias e aerofólios meticulosamente projetados.

Ford E-Transit Supervan
(Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Sendo um veículo de corrida, a SuperVan também teve sua carroceria modificada, com adição de painéis em materiais compósitos, além de assentos e gaiola de proteção nas especificações da FIA e até um limitador de velocidade para os boxes.

Ford E-Transit Supervan
(Divulgação/Ford)

Como reforça a própria Ford, ser rápido em uma corrida vai muito além de ser potente, o furgão “furioso” ainda conta com suspensão duplo A nas quatro rodas, subchassis de alta performance e freios especiais. O serviço de telemetria comercial da marca também foi aprimorado para possibilitar ajustes remotos pela engenharia.

Continua após a publicidade
Ford E-Transit Supervan
(Divulgação/Ford)

Indo de 0 a 100 km/h em menos de 2 s, a SuperVan arranca mais rápido do que qualquer carro de fabricação em série no mundo. A autonomia, que obviamente não é seu foco, não foi divulgada, mas com apenas 50 kWh de baterias e altíssimo desempenho não é provável que vá além de uma centena de quilômetros. As células de energia, por outro lado, ajudam na dinâmica, uma vez que trazem o centro de gravidade do veículo para perto do solo.

Ford E-Transit Supervan
(Divulgação/Ford)
Continua após a publicidade

Curiosamente, a Ford instalou uma central multimídia de 15,5’’ no painel do furgão. É a mesma tela usada no Mustang Mach-E e na nova Ranger, entre outros, e, através dela, é possível selecionar diferentes modos de condução. Há opção de foco na arrancada, corrida (menos potência e maior dirigibilidade) e até rali, com ajuste fino do controle de tração e estabilidade.

Ford E-Transit Supervan
(Divulgação/Ford)

Apresentada durante o Festival da Velocidade de Goodwood, a Ford Pro Electric SuperVan foi conduzida pelo experiente piloto Romain Dumas, com recordes em circuitos como Pikes Peak, Nürburgring e no Rali de Monte Carlo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.