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Ford F-150 Lightning SuperTruck é picape elétrica extrema para Pikes Peak

Em busca de um recorde em uma das competições mais insanas do mundo, a picape elétrica tem downforce maior que o peso de uma F-150

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 jun 2024, 12h00
Ford F-150 Lightning SuperTruck
Ford F-150 Lightning SuperTruck (Divulgação/Ford)
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A Ford revelou a primeira imagem do que será um dos projetos mais extremos de sua história, a F-150 Lightning SuperTruck. Feita para a subida de Pikes Peak, no Colorado (EUA), a superpicape elétrica apostará em potência, mas também em uma aerodinâmica insana. Ela será apresentada em detalhes no próximo dia 18 de junho, antes da 102ª edição da competição, que acontece no dia 23.

Os detalhes mecânicos da picape elétrica ainda são escassos, mas a maior certeza é de que passará longe da F-150 Lightning original, tanto em desenho quanto em mecânica. No primeiro, é possível notar um forte trabalho aerodinâmico, com difusores e apêndices por toda a carroceria, que é de cabine simples e tem painéis mais retos. O alívio de peso também é nítido, mas vale dizer que, na imagem, ela ainda está camuflada.

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Além de para-lamas encorpados, o que mais chama atenção é o gigantesco aerofólio na traseira, que promete um downforce de surreais 2.721 kg a 241 km/h. É como se, nessa velocidade, houvesse uma F-150 V8 com mais 200 kg na caçamba sobre a picape de competição, pressionando-a contra o chão.

Ford E-Transit Supervan
Ford E-Transit Supervan (Divulgação/Ford)
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Sobre mecânica, só o que se sabe é que ela será elétrica e muito potente – mas é possível que ela vá além dos 1.400 cv da Ford SuperVan, baseada na E-Transit, que competiu em 2023 e bateu o recorde na categoria Open Class. Para isso, a Ford escalou o piloto Romain Dumas para a missão. Dumas é o atual recordista da subida de Pikes Peak, a bordo de um Volkswagen ID R Pikes Peak.

A subida de Pikes Peak, também conhecida por “corrida para as nuvens” ou “playground do diabo”, tem 20 km de aclives íngremes, além de 156 curvas, podendo passar dos 1.400 metros de altitude. Para a Ford, esse é “um laboratório ideal para o teste de veículos elétricos”.

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