Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Foton mostra picapes híbridas de R$ 250 mil e planos de fábrica no Brasil

Novas Foton Tunland V7 e V9 não têm preço exato, mas chineses prometem "até R$ 280 mil". Também há novos caminhões e planos para fábrica brasileira

Por Eduardo Passos, João Vitor Ferreira
Atualizado em 17 jun 2024, 15h02 - Publicado em 17 jun 2024, 13h24
Novas Foton Tunland V7 e V9
Novas Foton Tunland V7 e V9 (Divulgação/Foton)
Continua após publicidade

A Foton é uma das gigantes chinesas que são pouco conhecidas no Ocidente. Apesar de ser uma das maiores fabricantes de caminhões e ônibus da China e inclusive operar no Brasil há anos, seus caminhões elétricos podem passar batido para muitos. Isso pode mudar, pois a Foton anunciou um pacotão de novidades para o mercado nacional, com direito a duas picapes híbridas. São as Foton Tunland V7 e Foton Tunland V9, que, por outro lado, têm design muito… inspirado em caminhonetes dos EUA.

Nova Foton Tunland V9
Nova Foton Tunland V9 (Divulgação/Foton)

Apesar do visual distinto, tanto a Tunland V7 quanto a Tunland V9 são feitas com base na plataforma FIA. A motorização se repete, num conjunto híbrido leve que une motor 2.0 turbodiesel ao motor elétrico de 48 V, fazendo-as as únicas picapes a diesel híbridas do Brasil. Ao todo, são 175 cv e 45,8 kgfm, que levam-nas de 0 a 100 km/h em 8,8 s e permitem consumo de 12,5 km/l, segundo dados oficiais. Consequentemente, a autonomia é de até 960 km.

Foton Tunland V7 (2)
Nova Foton Tunland V7 (Divulgação/Foton)

O motor a diesel é o responsável por tracionar o carro na maior parte do tempo, enquanto o motor elétrico auxilia a economizar combustível em acelerações e até impulsiona o carro sozinho em baixas velocidades. A recarga da bateria é feita pela frenagem regenerativa. Ainda nas semelhanças, a dupla usa câmbio automático de oito velocidades da ZF, com tração 4×4 de acionamento eletrônico e reduzida. Ambas vêm com sistema start/stop, bloqueio do diferencial traseiro e controle de descida.

Ambas têm mesmo comprimento e entre-eixos, com tamanho entre picapes médias e grandes

Foton Tunland V7 (3)
Ambas têm mesmo comprimento e entre-eixos, com tamanho entre picapes médias e grandes (Divulgação/Foton)
Continua após a publicidade

Elas também repetem os 5,62 m de comprimento e 3,36 m de entre-eixos. A V9, entretanto, é mais larga (2,09 m) e alta (1,95 m) que a V7 (2,0 m e 1,91 m).Mas as outras dimensões são diferentes, com a V9 sendo mais larga (2,09m contra 2,0 m) e mais alta (1,95 m contra 1,91 m). 

Ram 1500 2025
É impossível não traçar as semelhanças da Tunland V9 com a Ram 1500 Rebel (Divulgação/Ram)

A principal diferença entre as picapes é o conjunto de suspensão: a V9 usa suspensão do tipo MacPherson que, segundo a montadora, foi calibrada para trazer mais conforto, adequado à sua proposta urbana. A V7, por sua vez, usa os tradicionais feixes de molas, sendo mais indicada para uso off-road e trabalho pesado.

Semelhanças curiosas

É no design que as diferenças aumentam. A Tunland V7 tem um quê evidente de Ford F-150 (que, por sua vez, também se parece com a nova BYD Shark), principalmente pelas assinaturas em leds na forma de L invertido. Já os faróis, também de leds, são compostos por dois pares de luzes dispostas na vertical. A grade robusta (que também lembra a Ford) é decorada com barras verticais. Não há logo, e o nome da montadora aparece escrito na ponta do capô´.

Foton Tunland V7 (5)
Traseira da Foton Tunland V7 (Divulgação/Foton)
Continua após a publicidade

A traseira é bem simples e as lanternas verticais, nas extremidades da caçamba, não fogem do comum. Há uma pequena área preta na parte superior e o nome da picape aparece destacada na parte inferior da tampa do bagageiro. Já a Tunland V9 lembra bastante a Ram 1500. Sua grade está integrada aos faróis de leds e traz até o apêndice típico da 1500 Rebel. Ao contrário da V7, o para-choque é pintado na cor da picape, mas também abriga os pequenos faróis de neblina nas extremidades.

Traseira da Foton Tunland V9
Traseira da Foton Tunland V7 (Divulgação/Foton)

Na parte de trás, as lanternas são as mesmas, porém a V9 é um pouco mais estilosa. A parte central na da tampa da caçamba há o nome da marca escrito em alto relevo, dando um toque mais ‘bruto’ para a picape.

Interior da Foton Tunland V7
Interior da Foton Tunland V7 (Divulgação/Foton)

O layout das cabines são idênticos, com bancos e acabamentos em couro, painel e portas revestidos com material macio ao toque, sistema de som premium e par de telas de 14,6” para o quadro de instrumentos digital e central multimídia. A maior diferença está na cor, com a V7 trazendo um acabamento majoritariamente preto, enquanto a ‘irmã’ combina marrom claro e preto. Como exclusividade, a V9 trás o teto solar panorâmico. As duas são equipadas com ar-condicionado automático digital de duas zonas, acesso sem chave e bancos com ajustes elétricos. Há seis airbags, câmera traseira, dianteira e 360º com sensores de estacionamento, assistente de permanência em faixa, alerta de frenagem autônoma e sensor de ponto cego. 

Continua após a publicidade
Foton Tunland V9 (4)
Interior da Foton Tunland V9 (Divulgação/Foton)

As picapes ainda estão em processo de homologação e a Foton espera começar a sua comercialização em janeiro de 2025. Os preços ainda não foram definidos, mas a montadora citou uma faixa entre R$ 250.000 e R$ 280.000 e uma expectativa de vender 1.000 unidades em seu primeiro ano.

Foton também atualiza linha de caminhões

Operando no Brasil há cerca de 10 anos, o forte da Foton é sua linha de veículos comerciais. Assim, além das picapes, a montadora também está trazendo novas opções para o segmento de caminhões.

2_Caminhão Elétrico Foton iBlue2
Foton iBlue é caminhão elétrico (Divulgação/Foton)

Um deles é o elétrico iBlue, com PBT de 6.000 kg e 3.575 kg de carga útil. Voltado para as entregas urbanas, ele é equipado com duas baterias de 81 kWh, tendo até 200 km de autonomia. Seu motor tem potência contínua de 87 cv, mas é possível utilizar até 156 cv por um período reduzido.

Continua após a publicidade
Foton Auman 17T
Foton Auman 17T (Divulgação/Foton)

A nova linha de semileves Aumark S é composta pelos caminhões 315 MT e 315 AMT, com PBT de 3.500 kg. Eles se diferem apenas pela transmissão, sendo a primeira manual e a segunda automática, sempre da ZF e com cinco marchas. O motor é o Cummins 2.5 de 150 cv.

Já o maior lançamento é o Auman 17T, um caminhão semipesado equipado com motor Cummins F4.5L de 220 cv e tendo peso bruto total de 17 toneladas. O menor deles, por sua vez, é o Wonder, que chega nas configurações de cabine simples e dupla. Elas têm carga útil de 1.495 kg e 1.245 kg, respectivamente, e são equipados com motor 1.6 a gasolina de 120 cv

1_Wonder SC
Foton Wonder de cabine simples (Divulgação/Foton)

Operações no Brasil

Os executivos da Foton anunciaram que têm planos avançados para iniciar a produção de veículos no Brasil. No momento, a montadora diz estudar as possibilidades e não descarta iniciar o processo através de uma parceria. O objetivo é que os primeiros caminhões nacionais comecem a ser produzidos a partir de 2028. As picapes, estão em segundo plano

Foton Wonder de cabine dupla
Foton Wonder de cabine dupla (Divulgação/Foton)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.