GAC Aion ES: sedã elétrico maior que Corolla será exclusivo para táxis, apps e locadoras
Sedã elétrico é maior que Corolla, Sentra e King, mas é tão simples que poderá custar o mesmo que um BYD Dolphin
 
									A minivan elétrica Aion Y não será o único modelo com proposta diferente na gama de modelos da GAC Motor no Brasil. Com início das operações no Brasil marcado para 23 de maio, a fabricante chinesa também terá um sedã médio elétrico, mas que poucos poderão comprar.
Grande e simplório, o GAC Aion ES será exclusivo para vendas diretas e terá taxistas, motoristas de apps e locadoras como seu principal público. No entanto, suas características podem fazer com que este sedã elétrico tenha o mesmo preço de sedãs a combustão.
 
    O Aion ES tem 4,81 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,54 m de altura e bons 2,75 m de entre-eixos, sendo maior que os Toyota Corolla, Nissan Sentra e BYD King. Por outro lado, seu único motor tem 136 cv e 23 kgfm. A bateria de fosfato de ferro-lítio tem 55,2 kWh de capacidade, o que garante uma autonomia de 314 km no ciclo do Inmetro, uma vantagem de 23 km na comparação com o BYD Dolphin.
 
    Só que o GAC Aion ES é desses carros que são muito grandes, mas ao mesmo tempo simplórios. Do ponto de vista técnico, o motor está instalado na dianteira, o que o liberou para ter suspensão traseira com o eixo de torção tradicional, enquanto os outros sedãs médios (com exceção do BYD King) têm suspensão multilink.
Tem faróis e lanternas de led, sensor de chuva e luminosidade, rodas aro 17, bancos dianteiros elétricos, ar-condicionado dual zone saídas de ar traseiras e bancos de vinil, o que é bom.
 
    Por outro lado, o quadro de instrumentos é convencional com uma telinha de 3,5 polegadas, a central multimídia tem oito polegadas e, pelo menos em outros mercados para onde é exportado, só tem dois airbags dianteiros e não tem sistemas ADAS.
É o tipo do carro que, se vier ao Brasil nesta configuração, tem potencial para fazer sucesso como táxi ou carro de aplicativo. No entanto, o Aion S Plus vendido na China é praticamente o mesmo carro e é mais completo, tem acabamento melhor, teto solar e telas maiores, que acabam ajudando a vender uma imagem de carro tecnológico.
 
    Na China, custa o equivalente a R$ 108.000 no câmbio atual. Mesmo com todos os encargos e taxas, não seria difícil vê-lo em sua configuração mais simples com preço ao redor dos R$ 150.000, bem abaixo dos R$ 199.990 pedidos hoje pelo Toyota Corolla Hybrid.
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