Dia das Mães: Assine por apenas 5,99/mês

GAC Aion RT é sedã elétrico mais barato que Onix Plus e pode vir ao Brasil

Submarca de luxo da GAC investe no segmento de sedãs elétricos baratos na China com modelo semelhante ao BYD Seal

Por Lucas Parente
3 out 2024, 20h14
Aion RT (2)
 (Divulgação/GAC)
Continua após publicidade

Diferentemente do que acontece no Brasil, o segmento de sedãs ainda é muito aclamado na China. Os modelos quase dominam o mercado chinês, principalmente quando o assunto é carro elétrico.

A tradicional empresa chinesa GAC, que anunciou recentemente sua vinda ao Brasil, criou a submarca Aion em 2018 com foco em carros mais caros e tecnológicos. Agora, dando um passo para trás e mudando sua estratégia, a submarca acaba de desenvolver o novo Aion RT, um sedã elétrico barato e competitivo no mercado chinês.

Aion RT (4)
(Divulgação/GAC)

Como de praxe, o visual remete um pouco aos modelos da Tesla e até mesmo o famoso Xiaomi SU7. A frente arredondada tem entradas de ar nas laterais e faróis afilados que se esticam até o para-lamas.

A lateral é bem sóbria, com poucos vincos, maçanetas embutidas, rodas de 18 polegadas e molduras de portas em preto. A traseira parece afunilada, sem detalhes do no para-choque e lanternas separadas (raro de se ver).

Continua após a publicidade
Aion RT (1)
(Divulgação/GAC)

O interior é típico de um carro elétrico chinês. Há duas telas, sendo a de infoentretenimento grande, com quase 15”, e um quadro de instrumentos de 8,8”. O acabamento da cabine é bem superior, com matérias sintéticos que imitam couro, console central grande, teto panorâmico e até 11 alto-falantes. Um destaque fica para os bandos dianteiros, que também podem ser rebatidos, virando quase uma cama.

Aion RT (3)
(Divulgação/GAC)
Continua após a publicidade

Assim como outros elétricos chineses, o Aion RT recebe de série um sistema LiDAR com três radares, onze câmeras e um processador Nvidia Orin X, disponibilizando diversos recursos de auxílio ao condutor.

O sedã elétrico está disponível com duas configurações de tração. Ambos estão equipados com apenas um motor elétrico gerando 204 ou 224 cv de potência. Em qualquer uma das duas versões a velocidade máxima é fixada em 163 km/h. O torque não foi divulgado pela marca.

Aion RT (6)
(Divulgação/GAC)
Continua após a publicidade

As baterias são, respectivamente, de 55,1 kWh e 68,1 kWh de capacidade, podendo rodar 520 km e 650 km com apenas uma carga no ciclo chinês CLTC. Elas são feitas pela CATL e podem ser carregadas de 10 a 80% em apenas 18 minutos.

O novo sedã elétrico e barato Aion parte na China de R$ 93.000 e vai até R$ 132.000 na versão topo de linha, preço inicial abaixo de um Chevrolet Onix Plus. Caso a empresa traga a submarca Aion para o Brasil, esses preços seriam muito superiores, chegando a passar da casa dos R$ 200.000.

Aion RT (5)
(Divulgação/GAC)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.