Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

GAC Aion V: SUV elétrico com porte de Compass roda em testes no Brasil

Segunda geração do SUV elétrico pode ter até 224 cv e parte de equivalentes R$ 100.000 na China; ele pode vir ao Brasil

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
24 mar 2025, 17h22
GAC Aion V em testes no Brasil
GAC Aion V em testes no Brasil (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Com estreia marcada para o segundo trimestre deste ano no Brasil, a chinesa GAC também anunciou quais serão seus primeiros modelos à venda por aqui. Mas há mais por vir: QUATRO RODAS já havia se deparado com diversos carros da marca e, agora, avistou mais uma novidade. Trata-se do GAC Aion V, um SUV elétrico com porte de Jeep Compass e que parte dos R$ 100.000 na China. Sua estreia não está confirmada, mas há grandes chances.

Uma unidade do Aion V foi flagrada em São Paulo (SP), com carroceria pintada na cor branca e rodas diamantadas, com diâmetro que não parece menor do que 19 polegadas. Não havia qualquer aplique para tentar disfarçar a aparência ou identidade do SUV.

GAC Aion V em testes no Brasil
GAC Aion V em testes no Brasil (Guilherme Fontana/Quatro Rodas)

O SUV elétrico está em sua segunda geração, apresentada há menos de um ano na China, e tem proporções intermediárias entre os Jeep Compass e Commander. São 4,60 metros de comprimento (contra 4,4 m do Compass e 4,77 do Commander), 1,85 m de largura, 1,66 m de altura e 2,77 m de entre-eixos. O porta-malas tem 427 litros, na média do segmento.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

No visual, o Aion V é moderno e tem superfícies limpas. Na dianteira, os faróis ficam em posição elevada e são marcados por duas faixas verticais em cada peça. A traseira remete aos Land Rover de geração passada e ao Hyundai Palisade, com lanternas verticais nas extremidades.

GAC Aion V
GAC Aion V (Divulgação/GAC)

O nome “Aion” tem destaque na tampa, com o “V” no canto inferior direito. Não há qualquer menção à GAC, como acontece com outros chineses, que destacam a linha, e não a marca – como acontece com os GWM Haval, que ganham o nome “GWM” exclusivamente para o Brasil, por questões culturais de mercado.

Continua após a publicidade

O interior do modelo também segue a tendência chinesa de design, com linhas horizontais, console central livre de comandos (com dois carregadores de celular por indução) e uma grande tela central (de 14,6 polegadas) para a central multimídia. O quadro de instrumentos é menor há um compartimento de 6,6 litros que pode resfriar a temperatura de até 15°C negativos ou ser aquecido a até 50°C.

GAC Aion V
GAC Aion V (Divulgação/GAC)
Continua após a publicidade

Ele é equipado ainda com avançados sistemas de condução autônomas gerenciados por chip da NVIDIA, que não se sabe se estão no modelo testado no Brasil. Nas versões mais caras, o Aion V tem lidar no teto, radares de ondas milimétricas, 11 câmeras e 12 radares ultrassônicos.

Aion V é sempre elétrico

Quanto à mecânica, o Aion V tem duas opções diferentes de motorização, mas ambas elétricas e sempre com motor único dianteiro. Nas versões de entrada são 203 cv e 24,5 kgfm e, nas mais caras, 224 cv e os mesmos 24,5 kgfm.

GAC Aion V
GAC Aion V (Divulgação/GAC)
Continua após a publicidade

Uma grande variedade aparece para a bateria do SUV, com cinco opções diferentes, que oferecem autonomia projetada entre 520 km e 750 km. Todas elas são de fosfato ferro-lítio, com capacidades de 62,3 kWh, 62,7 kWh, 75 kWh, 75,3 kWh e 90,2 kWh.

Sem confirmação para venda do modelo no Brasil, ainda é cedo para arriscar qual configuração seria comercializada por aqui, bem como seus preços. Na China, porém, o SUV elétrico tem preços iniciais que vão de aproximadamente R$ 101.000 a R$ 150.000.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.