GAC quer picape elétrica cópia da Cybertruck como rival de Ranger e Hilux
Conceito foi apresentado no começo do ano e executivos confirmam intenção de vender uma picape média
A GAC pode ser mais uma marca chinesa a brigar no segmento de picapes médias. Depois de BYD, GWM e Chery, a fabricante afirmou que está nos planos entrar nessa disputa no mercado australiano.
A Austrália tem um forte mercado de picapes. Em 2024 foram 226 mil unidades vendidas de um total de 1,2 milhão de emplacamentos. É uma ordem de grandeza parecida com o Brasil, onde 472 mil picapes foram vendidas (desconsiderando picapes derivadas de veículos leves como Fiat Strada e VW Saveiro), enquanto o mercado registrou 2,6 milhões de vendas.
A Ford Ranger é líder de vendas no país da Oceania e seguida de perto pela Toyota Hilux. Agora, segundo o site Drive, a GAC quer entrar nessa briga, mas dificilmente terá condições de brigar com as líderes.

A marca chegou recentemente ao país com o elétrico Aion V, também vendido no Brasil, a minivan M8, que é híbrida plug-in, além do Emzoom, que é um SUV compacto híbrido que deve chegar ao Brasil no futuro. E justamente as motorizações mostradas até aqui revelam o motivo para fugir da briga com Ranger e Hilux.
Cheney Liang, executiva da GAC Austrália, confirmou os planos de vender uma picape média ao site drive e afirmou que terão motores diferentes dos já oferecidos no país, mas descartou um motor diesel. E a explicação foi simples: “não temos motores a diesel em nosso catálogo de produtos”.
Sobre a picape, Liang não deu pistas, afirmou que ainda está em processo, mas chegará à Austrália. Atualmente, a GAC não possui uma picape na linha de produtos globais, mas já produziu modelos derivados de furgões, além de uma picape cabine dupla com carroceria sobre chassi sob a extinta marca Gonow.
No início do ano, a GAC apresentou o conceito Pickup 01, revelando uma linguagem de design bem quadrada, similar ao que vemos na Tesla Cybertruck. Assim como a picape da Tesla, o conceito da GAC é de uma picape elétrica, mas os dados de potência ou capacidade da bateria não foram informados.








