GM dá um passo atrás e voltará a vender híbridos nos Estados Unidos
Fabricante corrige sua trajetória rumo aos carros zero-emissões e voltará a vender híbridos por falta de infraestrutura para elétricos nos EUA
![Chevrolet Silverado EV e GMC Hummer EV, ambos elétricos](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/01/GM-EV-lineup-004-2024-GMC-Hummer-EV-SUV-and-Chevrolet-Silverado-EV.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
O plano da General Motors ainda é fabricar apenas carros elétricos a partir de 2035, mas a empresa sinalizou uma mudança de planos nos Estados Unidos. Sua intenção era migrar dos carros a combustão diretamente para os elétricos, fazendo uso da plataforma Ultium. Mas, agora, pretende oferecer também carros híbridos plug-in.
Em recente teleconferência para apresentação dos resultados do quarto trimestre de 2023 aos acionistas, a GM sinalizou esse ajuste em sua estratégia de eletrificação.
“Nossos planos futuros incluem trazer nossa tecnologia híbrida plug-in para veículos selecionados na América do Norte”, disse a CEO da GM, Mary Barra. Mas a fabricante reforçou que não abandonou os veículos elétricos nem grande investimento feito no programa Ultium.
![2025-Chevrolet-Equinox-PHEV-RS-China-Leaked-Photos-Exterior-004-rear-tail-lights Chevrolet Equinox PHEV](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/01/2025-Chevrolet-Equinox-PHEV-RS-China-Leaked-Photos-Exterior-004-rear-tail-lights.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“A GM continua empenhada em eliminar as emissões dos nossos veículos leves até 2035. Mas, entretanto, a implementação da tecnologia plug-in em segmentos estratégicos proporcionará alguns dos benefícios ambientais dos carros elétricos à medida que o país continua implementando sua infraestrutura de carregamento.”
O desempenho nas vendas de carros elétricos nos Estados Unidos também mudou o sentimento dos investidores nos últimos tempos. Esse abrandamento nos planos de eletrificação também funciona como uma resposta a isso. As vendas de carros elétricos não cresceu tão rápido nos EUA como se esperava.
![2025-Chevrolet-Equinox-PHEV-RS-China-Leaked-Photos-Exterior-002-side-front-three-quarters Chevrolet Equinox PHEV](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/01/2025-Chevrolet-Equinox-PHEV-RS-China-Leaked-Photos-Exterior-002-side-front-three-quarters.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Não existe, ainda, um cronograma de lançamentos nem a perspectiva sobre quais carros vendidos pela Chevrolet, Buick e Cadillac nos Estados Unidos poderão receber mecânica híbrida plug-in nos próximos anos.
A executiva apenas indicou que os carros serão lançados sem demandar muito investimento, pois a empresa já tem a tecnologia em produção em outros mercados. Hoje, o único híbrido da GM nos EUA é o Corvette E-Ray, que combina a mecânica elétrica com um motor V8.
Na China, por sinal, a nova geração do Equinox, revelada na semana passada, será lançada com mecânica híbrida plug-in. O SUV médio combinará o motor 1.5 turbo de 173 cv com um motor elétrico de 188 cv alimentado por um conjunto de baterias de íons de lítio.
![chevrolet monza híbrido Chevrolet Monza híbrido](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2024/01/chevrolet-monza-hibrido.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O novo Chevrolet Monza tem versão híbrida-leve 48V na China. Combina seu motor 1.3 turbo com injeção direta, que gera 163 cv e 23,5 kgfm, com um elétrico de 10 cv e tem 4,1 kgfm que atua em momentos críticos por meio do câmbio de dupla embreagem com seis marchas. Permite que o consumo do sedã supere os 21 km/l na cidade.
Híbridos da Chevrolet no Brasil?
Embora a General Motors tenha dado um passo atrás em seu plano de eletrificação nos Estados Unidos por falta de infraestrutura, no Brasil a empresa apenas dá indícios sobre o lançamento de carros híbridos. No entanto, não fez qualquer anúncio mais contundente.
![Chevrolet Onix LT 2023 (1) Chevrolet Onix LT 2023](https://preprod.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/07/Chevrolet-Onix-LT-2023-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No fim de 2023, o vice-presidente de comunicação e relações governamentais da empresa, Fábio Rua, sinalizou que a meta é a eletrificação até 2035, mas que novas tecnologias poderiam mudar a estratégia, que ainda é a descarbonização.
Na última semana, durante o anúncio de um investimento de R$ 7 7 bilhões no Brasil até 2028, a GM disse que desenvolverá “tecnologias inovadoras e customizadas para o mercado local” para sua marca que atua no Brasil, a Chevrolet. É outro forte indício de que a Chevrolet terá carros com mecânica híbrida flex.
O arrocho das regras de emissões do Proconve, a partir de 2025, tende a obrigar que mesmo carros pequenos tenham mecânica híbrida leve, com motor-gerador de 12 ou 48V que dê um suporte ao motor a combustão. É uma forma de reduzir o consumo e emissões, principalmente em acelerações e retomadas.