Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

GM dá um passo atrás e voltará a vender híbridos nos Estados Unidos

Fabricante corrige sua trajetória rumo aos carros zero-emissões e voltará a vender híbridos por falta de infraestrutura para elétricos nos EUA

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
31 jan 2024, 11h57
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O plano da General Motors ainda é fabricar apenas carros elétricos a partir de 2035, mas a empresa sinalizou uma mudança de planos nos Estados Unidos. Sua intenção era migrar dos carros a combustão diretamente para os elétricos, fazendo uso da plataforma Ultium. Mas, agora, pretende oferecer também carros híbridos plug-in.

    Em recente teleconferência para apresentação dos resultados do quarto trimestre de 2023 aos acionistas, a GM sinalizou esse ajuste em sua estratégia de eletrificação.

    “Nossos planos futuros incluem trazer nossa tecnologia híbrida plug-in para veículos selecionados na América do Norte”, disse a CEO da GM, Mary Barra. Mas a fabricante reforçou que não abandonou os veículos elétricos nem grande investimento feito no programa Ultium. 

    Chevrolet Equinox PHEV
    Chevrolet Equinox PHEV que será lançado no mercado chinês (Reprodução/Internet)

    A GM continua empenhada em eliminar as emissões dos nossos veículos leves até 2035. Mas, entretanto, a implementação da tecnologia plug-in em segmentos estratégicos proporcionará alguns dos benefícios ambientais dos carros elétricos à medida que o país continua implementando sua infraestrutura de carregamento.”

    Continua após a publicidade

    O desempenho nas vendas de carros elétricos nos Estados Unidos também mudou o sentimento dos investidores nos últimos tempos. Esse abrandamento nos planos de eletrificação também funciona como uma resposta a isso. As vendas de carros elétricos não cresceu tão rápido nos EUA como se esperava.

    Chevrolet Equinox PHEV
    (Internet/Reprodução)

    Não existe, ainda, um cronograma de lançamentos nem a perspectiva sobre quais carros vendidos pela Chevrolet, Buick e Cadillac nos Estados Unidos poderão receber mecânica híbrida plug-in nos próximos anos.

    A executiva apenas indicou que os carros serão lançados sem demandar muito investimento, pois a empresa já tem a tecnologia em produção em outros mercados. Hoje, o único híbrido da GM nos EUA é o Corvette E-Ray, que combina a mecânica elétrica com um motor V8.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Na China, por sinal, a nova geração do Equinox, revelada na semana passada, será lançada com mecânica híbrida plug-in. O SUV médio combinará o motor 1.5 turbo de 173 cv com um motor elétrico de 188 cv alimentado por um conjunto de baterias de íons de lítio.

    Chevrolet Monza híbrido
    Chevrolet Monza híbrido (Divulgação/Chevrolet)

    O novo Chevrolet Monza tem versão híbrida-leve 48V na China. Combina seu motor 1.3 turbo com injeção direta, que gera 163 cv e 23,5 kgfm, com um elétrico de 10 cv e tem 4,1 kgfm que atua em momentos críticos por meio do câmbio de dupla embreagem com seis marchas. Permite que o consumo do sedã supere os 21 km/l na cidade.

    Continua após a publicidade

    Híbridos da Chevrolet no Brasil?

    Embora a General Motors tenha dado um passo atrás em seu plano de eletrificação nos Estados Unidos por falta de infraestrutura, no Brasil a empresa apenas dá indícios sobre o lançamento de carros híbridos. No entanto, não fez qualquer anúncio mais contundente.

    Chevrolet Onix LT 2023
    Chevrolet Onix LT (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

    No fim de 2023, o vice-presidente de comunicação e relações governamentais da empresa, Fábio Rua, sinalizou que a meta é a eletrificação até 2035, mas que novas tecnologias poderiam mudar a estratégia, que ainda é a descarbonização.

    Na última semana, durante o anúncio de um investimento de R$ 7 7 bilhões no Brasil até 2028, a GM disse que desenvolverá “tecnologias inovadoras e customizadas para o mercado local” para sua marca que atua no Brasil, a Chevrolet. É outro forte indício de que a Chevrolet terá carros com mecânica híbrida flex.

    O arrocho das regras de emissões do Proconve, a partir de 2025, tende a obrigar que mesmo carros pequenos tenham mecânica híbrida leve, com motor-gerador de 12 ou 48V que dê um suporte ao motor a combustão. É uma forma de reduzir o consumo e emissões, principalmente em acelerações e retomadas.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.