Parte de uma joint-venture entre a General Motors e a SAIC, a Wuling iniciou a pré-venda de um novo sedã elétrico acessível, mas com porte de sedã grande. Chama-se Wuling Starlight EV e complementa a linha iniciada pela versão híbrida plug-in, lançada na China em novembro e que já acumulam mais de 50.000 unidades vendidas.
O preço é competitivo. O Starlight EV custa a partir de 109.800 yuan na China, o equivalente a R$ 77.000 ao câmbio atual. É bem mais barato do que o Chevrolet Onix Plus, que parte dos R$ 99.490 com motor 1.0 aspirado.
Baseado na plataforma Tianyu EV, que também permitiria o lançamento de versões híbridas plenas e elétrica com autonomia estendida por um motor a gasolina, o Wuling Starlight EV só se difere por ter um para-choque dianteiro diferente, sem tomadas de ar e com assinaturas de leds independentes. No híbrido, uma barra iluminada atravessa a frente do carro.
Este sedã elétrico da GM é enorme para os padrões brasileiros. Tem 4,83 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,51 m de altura e longos 2,80 m de entre-eixos. O estilo delgado da carroceria contribui com o coeficiente aerodinâmico de meros 0,22 Cd.
Há apenas um motor elétrico, com 136 cv, que pode ser alimentado por duas baterias LFP. Ou uma de 41.9 kWh, com autonomia de 410 km (WLTP), ou 54.3 kWh, para rodar 510 km entre as recargas. A velocidade máxima é de 150 km/h.
Por dentro, destaque para o quadro de instrumentos de 8,8 polegadas que é padrão na linha, mas a central multimídia pode ter tela de 10,1 ou 15,6 polegadas, e o motorista pode ter banco com ajuste elétrico. O porta-malas tem capacidade de 540 litros.
A pré-venda vai até 31 de maio, mas o Wuling Starlight EV só será apresentado ao público pela primeira vez no Salão de Pequim, no final de abril.