Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

GWM Tank 500 é jipão híbrido que pode concorrer com Toyota SW4

Jipão chinês tem motor V6 3.0 a gasolina de última geração e promete muito luxo e capacidade off-road

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 dez 2022, 23h44 - Publicado em 21 mar 2022, 12h30
tank_500_business
 (Great Wall/Divulgação)
Continua após publicidade

Com investimento de R$ 10 bilhões anunciado para o Brasil, a Great Wall Motors já tem sua estreia no País estruturada em várias frentes. A antiga fábrica da Mercedes em Iracemápolis (SP) será fundamental para seus carros de volume, SUVs compactos e médios com mecânica híbrida da submarca Haval, além de uma inédita picape híbrida da GWM.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Grandes SUVs híbridos com vocação off-road da Tank também fazem parte da estratégia, assim como veículos elétricos. Estes serão importados da China e são grandes as chances do luxuoso Great Wall Tank 500 estar entre eles. O modelo acaba de ser lançado na China e promete ser um grande rival para o Toyota Land Cruiser Prado.

tank_500_business
(Great Wall/Divulgação)

Na verdade, já é tratado como “Prado chinês”. Tem carroceria montada sobre chassi, três bloqueios de diferencial, altura mínima do solo de 22,4 cm, modo que simula caixa reduzida, Os preços das seis versões disponíveis na China variam entre 335.000 e 395.000 yuans, uma variação equivalente a algo entre R$ 260.800 e R$ 307.500. 

Fazendo uma conta simples, considerando um aumento de 40% sobre o valor da opção mais cara, considerando impostos e custos de importação, custaria algo como R$ 430.500. Para efeito de comparação, a Toyota SW4 GR-S com motor 2.8 turbodiesel de 204 cv custa, hoje, R$ 420.900.

Continua após a publicidade
tank_500_business
(Great Wall/Divulgação)
tank_500_business
(Great Wall/Divulgação)

Uma diferença importante é que o Tank 500 tem motor V6 3.0 a gasolina com dois turbos de geometria variável, injeção direta e indireta e circuito duplo de arrefecimento, e que funciona em ciclo miller. Ele está combinado com sistema híbrido leve de 48 volts. Esse conjunto gera 354 cv e 51 kgfm e é ligado a um câmbio automático de nove marchas desenvolvido pela própria Great Wall.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A fabricante fala em uma eficiência térmica de 38,5% e o consumo combinado em ciclo WLTP divulgado é de 9,3 km/l. Não surpreende tanto quanto a aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

tank_500_business
(Great Wall/Divulgação)

É um jipão, de fato. Tem 5,07 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,90 m de largura e 2,85 m de entre-eixos. Não à toa, há versões de 5 e 7 lugares. Enquanto a suspensão dianteira é do tipo independente duplo-A, mas a traseira conserva a tradicional estrutura de eixo rígido.

Continua após a publicidade

O Tank 500 aposta no capô elevado, na profusão de cromados e em linhas laterais até mais limpas para justificar seu posicionamento acima do despojado Tank 300. O interior, porém, não deixa dúvidas desse posicionamento: tem manteriais de acabamento superior, relógio analógico, material que imita madeira e até alavanca de câmbio de cristal com 66 faces.

tank_500_business
(Great Wall/Divulgação)

Há quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, além de central multimídia de 14,6 polegadas. Também fazem parte da lista de equipamentos as câmeras de visão 360°, alerta de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, câmera de gravação do trânsito, carregador sem fio para smartphones e tomada de 220V.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.