Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

GWM Ora Lightning Cat quer ser Porsche elétrico chinês de 400 cv

Modelo chinês tem visual claramente inspirado nos esportivos da Porsche e fará sua estreia na Europa em 2024

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 22 jul 2023, 14h36 - Publicado em 28 abr 2023, 16h46
Ora Lightning Cat 2023
 (Ora/Divulgação)
Continua após publicidade

A submarca de elétricos Ora, da Great Wall Motors, não é lá muito famosa pela sua criatividade com o design. Os chineses parecem ter uma paixão pelo Grupo Volkswagen, já que seus dois principais carros lembram grandes carros alemães.

O primeiro foi inspirado no Volkswagen Fusca e chama-se Ballet Cat. A semelhança é tanta que até irritou os executivos da VW. Posteriormente, o modelo desembarcou no Reino Unido em sua versão Funky Cat (ou Good Cat para os chineses), mais despojada e menos semelhante ao clássico dos anos 1960.

Ora Lightning Cat 2023
(Ora/Divulgação)

Depois dos hatches, a Ora decidiu investir em cupês esportivos, mirando uma rivalidade com o Tesla Model 3. Em 2021, ainda como conceito, eles apresentaram o Lightning Cat, que claramente teve seu visual inspirado de modelos Porsche, como o 911 e o Panamera. Mas a GWM se defende dizendo que a inspiração maior foi na “natureza”.

Ora Lightning Cat 2023
(Ora/Divulgação)
Continua após a publicidade

No final do ano passado, o Ora Lightning Cat estreou na China e agora seguirá os passos do irmão menor rumo ao Reino Unido. Por lá, ele ainda não tem motorização confirmada, mas deve receber o mesmo conjunto de 400 cv com dois motores elétricos e uma bateria de 83,5 kWh, que garante alcance de até 643 km.

Diferente do que foi anunciado antes de seu lançamento, o Lightning Cat não tem aceleração equivalente a dos Porsche. Inicialmente, o tempo de 0 a 100 km/h foi divulgado como de 3,5 s, mas a realidade é que ele é um pouco maior, na casa dos 4,4 s. Mesmo assim, é um número interessante.

Continua após a publicidade
Ora Lightning Cat 2023
(Ora/Divulgação)
Ora Lightning Cat 2023
(Ora/Divulgação)

Se por fora as luzes redondas e o formato da carroceria tiveram inspiração nos esportivos da Porsche, por dentro a solução foi diferente. O cupê tem acabamento em material sintético na cor bege, que predomina em toda a cabine. A tela central é semelhante ao dos hatches, mas o quadro de instrumentos é mais esportivo, com três telas digitais circulares.

Continua após a publicidade
Ora Lightning Cat 2023
(Ora/Divulgação)

Os bancos traseiros não são individuais, como em um Panamera, e a Ora garante que, apesar de ser um cupê esportivo, ele tem bom espaço para as pernas e cabeça para até três ocupantes na segunda fileira. Outro detalhe interessante é o teto panorâmico transparente, que traz um requinte a mais para o “gato elétrico”.

Ora Lightning Cat 2023
Assentos traseiros não são divididos e trazem encosto de cabeça para três ocupantes (Ora/Divulgação)
Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Na China, o Ora Lightning Cat é vendido pelo preço de 189.800 yuans, equivalente a cerca de 137.600 reais. 

Ora Lightning Cat 2023
(Ora/Divulgação)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Digital completo + Impressa

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.