As esperanças eram altas para o Lotus Evija X no Festival de Velocidade de Goodwood deste ano. O supercarro elétrico de 2.000 cv fez a terceira volta mais rápida da história de Nürburgring e colocou a expectativa lá em cima. No entanto, tudo isso foi por água abaixo segundos depois da largada.
O modelo participou do primeiro dia do torneio cronometrado, quinta-feira. Não se sabe ao certo que estava pilotando o Lotus Evija X durante o acidente, mas o piloto principal do veículo durante o festival será o britânico Scott Maxwell.
Já na largada, o modelo, como seus 2.000 cv de potência, saiu cantando seus quatro pneus e gerando uma grande fumaça. Porém, não durou muito. Depois de apenas alguns segundo, o Evija X foi direto para os fardos de feno que ladeavam o percurso, esmagando sua frente e o tirando da prova.
Não está claro ainda qual a causa para o acidente, porém alguns fatores de fábrica podem estar envolvidos. O Lótus Evija X usa um alinhamento com cambagem extremamente negativa, garantindo tração nas quatro rodas assim que o carro começasse a andar. Combinando isso ao gerenciamento de tração não otimizado para estes tipos de velocidade, mesmo um piloto de corrida poderia ser pego de surpresa. E foi.
As probabilidades são de que o carro possa ser reconstruído, como muitos outros veículos de corrida que passaram pelo mesmo problema. Mas fazer isso a tempo de retornar ao Festival de Velocidade de Goodwood ainda este ano é outra questão.
O acidente não foi forte. Até porque o carro se chocou a fardos de fenos, nada mais que isso.