HiPhi X: como carro elétrico futurista da China já ameaça Tesla na Europa
SUV elétrico começará a ser comercializado na Europa e suas vendas devem começar no Reino Unido ainda em 2023. O modelo leva até seis pessoas
Se você ainda se impressiona com os carros da Tesla, precisa conhecer o futurista HiPhi X. A fabricante chinesa Human Horizons já vende o SUV elétrico no mercado chinês desde 2021, mas agora também está autorizada a enviá-lo para chegar à Europa.
Entre suas habilidades extraordinárias estão a abertura e fechamento automático das portas, a projeção de filmes por meio dos faróis, e até a exibição de mensagens nos faróis e lanternas.
O SUV obteve a aprovação da TÜV, empresa alemã que fornece certificações de garantia e qualidade reconhecida na Europa, e deverá começar a ser vendido no Reino Unido em breve. Será um concorrente à altura do Tesla Model X.
As similaridades começam no tamanho, pois o HiPhi X tem comprimento e altura bem próximos do rival americano. O chinês ainda tem portas traseiras com abertura oposta e com teto que se abre como asas de gaivota, enquanto o Model X traz as conhecidas asas de gaivota. Só isso já torna o modelo chinês bem pitoresco.
É possível, inclusive, abrir a asa de gaivota do teto com o carro em movimento para ter uma sensação similar a de um carro conversível. Para abrir as portas basta um toque na chave ou mesmo um toque na coluna B, na qual há um display. Não há a presença de maçanetas como forma de reforçar o design futurista e contribuir para a aerodinâmica.
Como se não bastasse, os faróis podem ser programados para projetar imagens e até filmes e em suas funções mais simples exibem desenhos com os seus microleds.
O HiPhi X possui seis assentos distribuídos em três fileiras em um layout 2+2+2. A primeira e a segunda fila de assentos vêm com funções de ventilação, aquecimento e massagem, que podem ser acionados por meio de uma tela touch nas portas.
O interior ainda recebe uma gigantesca tela de infoentretenimento de 19,9 polegadas localizada no centro do painel e há também uma grande tela para o passageiro, assim como, o quadro de instrumentos digital. Telas sensíveis ao toque de oito polegadas também podem ser encontradas na parte traseira.
Alimentando o HiPhi X está uma bateria de 97 kWh com dois motores elétricos, um em cada eixo. A empresa informa que o 0 a 100 km/h foi cumprido em 3,9 segundos e o alcance é de 648,5 quilômetros.
O HiPhi X não será o único carro da linha na Europa. A empresa planeja trazer o HiPhi Z também. Trata-se de um cupê de quatro portas com o mesmo conjunto de motores usados no X, mas com uma bateria maior de 120 kWh, que estende a autonomia para 704,8 quilômetros.
O terceiro modelo da linha ainda é desconhecido e deve ser apresentado na próxima semana durante o Salão do Automóvel de Xangai. A única informação é que será um SUV de alto luxo com um alcance de 800 km.