A Honda revelou os planos para eletrificação de sua gama de modelos até 2030. Isso envolve não apenas sua parceria com a General Motors, mas também com fornecedores de baterias. A intenção é lançar até 30 novos carros elétricos nos próximos oito anos.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Na Europa, essa transição da Honda para os elétricos já começou. Além do novo Honda HR-V híbrido, há o novo Honda Civic híbrido e o pequeno elétrico Honda e. O próximo passo é ampliar essa oferta com modelos 100% elétricos e híbridos plug-in.
Esse plano se estende para os Estados Unidos e o Japão. Nos EUA, seu principal parceiro será a General Motors, com quem compartilhará plataforma e as baterias Ultium. Na China, a Honda fortalecerá sua parceria com a fabricante de baterias CATL. E no Japão, as baterias usadas serão da Envision AESC.
Mas a Honda não para por aí. Também está pesquisando e desenvolvendo baterias para uma nova geração de carros, que seriam lançados a partir de 2025. Além disso, a fabricante fará protótipos de demonstração em 2024.
A ideia é ter produtos adaptados para cada região. Na América do Norte, dois novos elétricos de médio e grande porte já estão em desenvolvimento com a GM e serão lançados em 2024. Um desses modelos será vendido com a marca Honda e outro como Acura, ambos SUVs.
Também em 2024, a Honda mostrará no Japão um veículo pequeno para uso comercial. Após esse lançamento, o foco será no desenvolvimento de dois outros veículos elétricos pequenos, entre eles uma SUV. E para a China, a fabricante apresentará 10 novos carros elétricos até 2027.
A previsão da Honda é de que até metade da década os carros elétricos atingirão um nível de popularidade suficiente lançar modelos de nova geração. Por conta disso, a partir de 2026 utilizará a plataforma Honda e: Architecture, dedicada a veículos elétricos. E outra meta da marca é a introdução de carros elétricos acessíveis pela General Motors.
E todas essas iniciativas permitem que a Honda lance 30 carros elétricos globalmente até 2030. Enquanto isso, a empresa espera poder fabricar mais de 2 milhões de carros elétricos anualmente, além de planos de construir novas fábricas na China.
A Honda ainda confirmou o lançamento de dois novos esportivos. E pelas silhuetas mostradas em teasers, dá para esperar por uma nova nova geração do Honda NSX. Se o último era híbrido, podemos esperar por uma nova geração elétrica?