Kia EV5 chega ao Brasil contra BMW e Volvo por R$ 399.990
Primeiro carro elétrico da Kia no Brasil é um SUV com aparência ousada, o que deve ser um dos seus maiores argumentos junto com os 402 km de autonomia
Primeiro elétrico da Kia no Brasil, o EV5 chega ao mercado em versão única, Land, partindo dos R$ 399.990. Com esse preço, o SUV elétrico define como seus competidores modelos premium como BMW iX1 (que chega aos R$ 434.950) e o Volvo XC40 (de até R$ 405.950). As vendas começam no próximo mês de setembro.
Entre os maiores argumentos do Kia EV5 está o design, com personalidade e bem marcado por vincos e ângulos. Faróis e lanternas têm formatos irregulares, com peças estreitas que descem em direção ao para-choque. As maçanetas são embutidas e as rodas de 18 polegadas repetem a ousadia da carroceria.
O modelo tem dimensões próximas, mas ligeiramente maiores do que as do rival da BMW. São 4,62 metros de comprimento, 1,87 m de largura e 1,72 de altura, além dos 2,75 metros de entre-eixos. Ou seja, são 12 cm a mais no comprimento e 6 cm a mais na distância entre-eixos. Além do porta-malas (com abertura elétrica) de 513 litros, existe um porta-malas dianteiro (frunk) com 67 litros.
Por dentro o EV5 capricha no acabamento, com materiais emborrachados no painel, bons arremates e mistura de brilhos e texturas, tudo também repetindo os ângulos e recortes do exterior.
No topo do painel, há uma dupla de telas: uma de 12,3″ para o quadro de instrumentos e outra de 12,3″ para a central multimídia, que tem Android Auto e Apple CarPlay. Entre essas duas telas há uma terceira, de 5,3″, só para controlar o ar-condicionado digital dual-zone com saídas traseiras. Já o banco do passageiro tem um prolongamento à esquerda que se une ao banco do motorista.
Ainda entre os equipamentos há faróis full-led, luzes ambiente, frenagem automática de emergência, alerta de pontos cegos, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.
Para mover o Kia EV5 há um motor elétrico de 217 cv de potência e 31,6 kgfm de torque, suficiente para ir de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, segundo a marca.
A bateria do EV5 vendido no Brasil tem 88,16 kWh e, também segundo a Kia, promete um alcance projetado de até 402 km de acordo com o Inmetro. A recarga pode ser feita a até 360 kW, levando 27 minutos de 30 a 80%. A 50 kW esse tempo aumenta para 1h23.
O Kia EV5 é acompanhado de um carregador de emergência e um wallbox residencial de 7 kW. As três primeiras revisões, de 20 mil, 40 mil e 60 mil, são gratuitas e a garantia é de 5 anos.