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Lancia Delta será relançado como carro elétrico em 2026

O hatch italiano foi um sucesso na Europa nos anos 80 é o primeiro modelo anunciado pela marca para sua reestruturação

Por João Vitor Ferreira
7 out 2021, 20h21
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  • Lancia Delta
    O Delta original era bem diferente da lenda dos ralis, mas nem por isso era menos bonito (divulgação/Quatro Rodas)

    No ano em que completa seu 115º aniversário, uma das mais tradicionais fabricantes italianas, a Lancia, resolveu surpreender a todos com uma grande surpresa. Em entrevista ao site Corriere Della Sera, o CEO da empresa que pertence ao grupo Stellantis, Luca Napolitano, confirmou que o hatch Delta será ressuscitado em 2026.

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    Apresentado na Europa em 1979, o Lancia Delta se tornou um sucesso, chegando até a ganhar o prêmio de Carro do Ano em 1980. O auge do hatch durou até 1994, quando sua segunda geração teve fim. Uma terceira foi lançada em 2008 e durou até 2014. Entre as versões mais famosas, está o esportivo Delta HF Integrale, maior campeão de rali da história.

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    Seguindo o modelo das montadoras europeias, é claro que o novo Delta também será elétrico. Mas isso não significa que ele perderá suas origens. “Todo mundo quer o Delta e não pode faltar em nossos planos. Ele voltará e será um verdadeiro Delta: um carro empolgante, um manifesto de progresso e tecnologia. E, claro, será elétrico.”, explica Napolitano.

    Lancia Delta HF Integrale
    As versões esportivas do Lancia Delta, com o Integrale, se tornou um multicampeão dos circuitos de rali durante a década de 80 e início dos anos 90 (ALESSANDRO CERRI/Quatro Rodas)

    O fato é que o anúncio pode marcar uma nova era para a Lancia. A marca estava com atuação limitada apenas na Itália, onde vendia um único veículo, o compacto Ypsilon. Para esse modelo, o CEO anunciou que uma atualização está marcada para sair em 2024, esse que será também seu último modelo a combustão. A Lancia produzirá somente veículos elétricos a partir de 2026.

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    traseira Lancia Delta
    Napolitano diz que a Lancia está dando o “primeiro passo num caminho acelerado para uma mudança radical, para devolver credibilidade à marca no mercado premium” (Lancia/Divulgação)

    “Vamos construir carros com grande sentido de responsabilidade para com o mundo em que vivemos, visto que os nossos clientes querem uma condução limpa, e a revolução para a eletricidade pura está em linha com a nossa tradição de grande inovação tecnológica”, explica Napolitano.

    Com a reformulação, Napolitano espera formar uma nova base de clientes. A marca deve apostar no público masculino de idade um pouco mais avançada, “um cliente mais moderno e europeu”, como descreveu o CEO.

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    Lancia Delta terceira geração
    Terceira geração do Lancia Delta foi criado em 2008 e teve seu fim seis anos depois (Lancia/Divulgação)

    As mudanças virão não só para os carros, mas também para o setor de vendas da Lancia. O objetivo da empresa é expandir para outros países da Europa. Para isso, outras duas marcas da Stellantis, Alfa Romeo e DS, ajudarão a Lancia a formar uma nova rede de concessionárias. Primeiramente, o foco é no Velho Continente e não há nenhuma confirmação se o novo Delta será vendido em outros mercados, como os Estados Unidos. 

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    Capa 749
    (Arte/Quatro Rodas)
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