Apresentada ao mundo em fevereiro deste ano, aquela que pode ser a primeira e última atualização do Nissan Leaf acaba de chegar ao Brasil. O elétrico ganha alterações visuais, mais equipamentos e um novo sistema de recarga, mas mantém o conjunto mecânico e, mais importante, o preço: R$ 293.790, como na linha 2022.
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Visualmente, o Leaf 2023 tem faróis escurecidos, aplique central (a “grade”) em preto com estampas internas e para-choque revisado. Na traseira, os detalhes em azul no defletor de ar, na base do para-choque, passam a ser em cinza. Enquanto o logotipo “Zero Emission” sumiu do modelo, os logotipos da Nissan já seguem a nova linguagem.
Por fim, há duas novas combinações de cores: cinza Shark com teto preto e vermelho Magnético com teto preto, que se juntam ao branco com teto preto e um conjunto todo preto.
O maior destaque na aparência do elétrico está nas rodas de 17 polegadas, que adotam um desenho mais fechado, que representa uma estrela de cinco pontas filetada. O acabamento das rodas é em preto com superfícies diamantadas próximas aos pneus.
Por dentro há uma revisão em materiais e superfícies, como apliques em preto brilhante e cinza metálico. No entanto, segundo a imagem abaixo divulgada pela marca, o modelo brasileiro não ganha os novos comandos do ar-condicionado — que parecem uma espécie de ampulheta na horizontal — do modelo europeu.
Lista de equipamentos reforçada
O Nissan Leaf é bem equipado e, de série, oferece itens como alerta de mudança de faixa com correção, frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alerta de pontos cegos, câmeras 360°, detector de fadiga do motorista, monitoramento de pressão dos pneus e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Há também seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.
Juntam-se a eles duas novidades: uma câmera instalada na traseira que reproduz as imagens no retrovisor interno, como no Land Rover Defender, e um sistema de som Bose, com quatro alto-falantes, dois tweeters, um amplificador e um subwoofer.
Mecânica mantida, recarga facilitada
O Leaf mantém o motor elétrico de 150 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, fornecidos por uma bateria de íons de lítio de 40 kWh.
De acordo com a Nissan, a autonomia é de até 272 km, número já abaixo da concorrência, mais atualizada. Apesar disso, o modelo passa a ter um novo sistema de recarga. Além do conector ChadeMo, o mais raro de ser encontrado em postos de recarga no Brasil e que já equipava o Leaf, ele também passa a ter o plugue tipo 2, de padrão europeu e o mais comum por aqui.
A introdução do conector mais popular facilitará a vida dos proprietários de Leaf. Mesmo assim, o comunicado da marca aponta que o tipo 2 comportará apenas carga lenta no modelo, com o plugue de sete pinos – e não o de nove para carga rápida. Assim, o ChadeMo seguirá protagonista para quem desejar cargas mais rápidas.