Lexus RZ chega ao Brasil este ano como o primeiro carro elétrico da marca
SUV médio elétrico pode chegar nas versões mais caras, com dois motores e autonomia de pelo menos 400 km

Primeira marca a vender apenas carros híbridos no Brasil (desde 2019), a Lexus dará ainda em 2025 um passo à frente. Segundo apurado por QUATRO RODAS, neste ano, a divisão de luxo da Toyota trará ao mercado brasileiro seu primeiro carro elétrico que, ao que tudo indica, será o RZ.
O SUV é feito sobre a mesma plataforma de Toyota bZ4X e Subaru Solterra, e promete autonomia de 400 km.
O Lexus RZ foi apresentado globalmente em abril de 2022 na versão RZ 450e como o primeiro carro da marca nascido como um elétrico, e não adaptado para a nova tecnologia. Nesta configuração, ele é equipado com dois motores elétricos: um dianteiro de 204 cv e, um traseiro, de 109 cv. A potência combinada é de 313 cv, são 44,e kgfm de torque e a tração é integral.

Segundo a marca, números suficientes para levar o SUV de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. A velocidade máxima, por sua vez, é limitada a 160 km/h para preservar a bateria. Por falar na bateria, ela tem 71,4 kWh de capacidade e promete um alcance de 400 km no ciclo WLTP.
O modelo tem ainda outras configurações a depender do mercado onde é comercializado, como: a 300e, de um motor dianteiro com 204 cv e até 479 km de autonomia; a 350e, também com motor dianteiro, mas de 224 cv e 575 km de alcance; a 500e, de dois motores que somam 381 cv e 500 km; e, por fim, a 500e F Sport, de 408 cv combinados e 450 km. Na configuração topo de linha, o 0 a 100 km/h é feito em 4,4 segundos.

Ainda não se sabe qual configuração será vendida no Brasil, mas é de se esperar que, pelo posicionamento local da Lexus, a 450e ou a 500e sejam escolhidas – e que o modelo fique próximo aos R$ 600.000. As versões de entrada, menos potentes e com motor único, não se encaixariam no desejo do público brasileiro.
No desenho, apesar do parentesco com o modelo da Toyota e o da Subaru, o RZ tem traços genuínos da Lexus. Isso é visto pela profusão de vincos na lataria, a linha lateral das janelas de forma irregular, além da dianteira com faróis em formato de “L” e um volume em formato de ampulheta onde, nos modelos a combustão, ficaria a grade. A traseira, como nos demais modelos, é mais limpa.

O interior do RZ guarda muitas semelhanças com outros modelos da marca, como os SUVs híbridos NX e RX. Apesar do visual limpo, a cabine mantém comandos físicos essenciais e agrupa bem as funcionalidades na grande tela central de 14 polegadas. A coluna de direção mecânica é substituída por um sistema eletrônico, o steer-by-wire, as maçanetas têm abertura eletrônica e, o teto solar, tem escurecimento automático.