Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Mercedes-Benz Classe G é o primeiro Papamóvel elétrico da história

O novo "carro do Papa Francisco" tem uma cobertura removível e um conjunto mecânico adaptado para baixas velocidades

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 dez 2024, 14h55 •
Mercedes-Benz Classe G é o primeiro Papamóvel elétrico
Mercedes-Benz Classe G é o primeiro Papamóvel elétrico (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade
  • O Mercedes-Benz Classe G tem uma longa história no transporte de Papas: ele já foi o “carro oficial” de João Paulo II, Bento XVI e do atual, Francisco. Agora, o modelo renovado passa a transportar o atual pontífice, mas traz junto uma revolução: baseado no G 580 EQ, o jipão alemão passa a ser o primeiro Papamóvel elétrico da história.

    A dianteira do Classe G elétrico permanece intacta, ganhando apenas as bandeiras do Vaticano nos para-lamas. Mas, após as portas dianteiras, há grandes e óbvias modificações de estilo e estrutura para levar o Papa Francisco com conforto e praticidade, e para permitir que ele possa ver e ser visto pelos fiéis.

    Mercedes-Benz Classe G é o primeiro Papamóvel elétrico
    Mercedes-Benz Classe G é o primeiro Papamóvel elétrico (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Do lado esquerdo do Papamóvel, a porta traseira foi totalmente incorporada à carroceria. O acesso ao “altar” é feito apenas pelo lado direito, cuja porta teve sua abertura invertida para o formato suicida. Toda a carroceria superior foi excluída da traseira, que ganha um aspecto de varanda, com grades e apoios para o Papa – há também uma barra no teto, caso ele deseje permanecer em pé.

    Siga
    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    O local onde o pontífice fica tem como destaque uma poltrona branca giratória central, para que ele possa observar os fiéis de qualquer ângulo. Logo atrás, há dois bancos menores para seguranças, bem como uma abertura para desembarque na traseira, caso haja necessidade. O chão é em carpete vermelho.

    Mercedes-Benz Classe G é o primeiro Papamóvel elétrico
    Mercedes-Benz Classe G é o primeiro Papamóvel elétrico (Divulgação/Mercedes-Benz)

    Caso o dia seja de sol muito quente ou de chuva, é possível instalar uma estrutura com teto transparente e colunas estreitas que não incomodarão nenhuma parte.

    Continua após a publicidade
    Mercedes-Benz Classe G é o primeiro Papamóvel elétrico
    Mercedes-Benz Classe G é o primeiro Papamóvel elétrico (Divulgação/Mercedes-Benz)

    A Mercedes-Benz não divulgou detalhes técnicos sobre o Papamóvel elétrico, disse apenas que ele foi adaptado para as velocidade baixas necessárias para as aparições públicas. Ou seja, é possível que ele não tenha os motores que somam 587 cv e 118,6 kgfm, e permitem que o modelo padrão vá de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A autonomia do modelo é de 385 km, mas também não há informações sobre isso.

    Mercedes-Benz Classe G é o primeiro Papamóvel elétrico
    Mercedes-Benz Classe G é o primeiro Papamóvel elétrico (Divulgação/Mercedes-Benz)
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    SUPER BLACK FRIDAY

    Digital Completo

    Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
    Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
    De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
    SUPER BLACK FRIDAY

    Revista em Casa + Digital Completo

    Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
    De: R$ 26,90/mês
    A partir de R$ 9,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.