Mercedes cria crash test para elétricos e quer mudar os padrões mundiais
Mercedes realiza colisão inédita entre dois carros elétricos para descobrir o que muda em acidentes envolvendo veículos desse tipo
Crash tests são um dos meios mais importantes de avaliar como um veículo se comporta em colisões, mas os padrões internacionais não vêm acompanhando características dos carros elétricos. A Mercedes-Benz confia tanto em seus produtos que decidiu se adiantar ao Euro NCAP realizando o primeiro crash test público entre dois EVs.
Ao contrário de colidir um carro contra um obstáculo estático em velocidade moderada, a alemã reuniu seu maior e seu menor SUV elétrico (EQS e EQA, respectivamente), e simulou uma ultrapassagem proibida em estrada.
Além da alta velocidade e massa dos EVs (bem mais pesados que equivalentes a combustão), até a posição do impacto simulou o mundo real. Câmeras de alta velocidade gravaram tudo, tanto para uma campanha publicitária quanto para estudos de engenharia que servirão para novos produtos.
A alta deformação das dianteiras assusta, mas era isso que os projetistas queriam, pois significa que o impacto foi absorvido pela estrutura em vez dos ocupantes. Ao mesmo tempo, aços reforçados nas laterais e assoalho protegeram adequadamente as baterias, que emitiram forte odor químico, mas não pegaram fogo.
Também foi testada a segurança de itens insuspeitos, como as maçanetas retráteis. Elas precisam se abrir automaticamente para que os socorristas acessem o carro, o que aconteceu. Também houve corte adequado do sistema de alta-tensão, evitando choques fatais em bombeiros e profissionais de saúde.
A Mercedes advoga para que novos padrões, baseados nos elétricos, sejam adotados nos crash tests ao redor do mundo.
IMPACTO CALCULADO
Se os parâmetros de crash tests atuais estão defasados, a Mercedes tratou de criar os seus próprios, adaptados para os eventos entre carros elétricos
ANTES, A PREVENÇÃO
A Mercedes está alinhada ao plano da OMS de zerar mortes no trânsito até 2050. A alemã é mais ambiciosa e aposta em sistemas autônomos para ter zero acidente, em geral, neste ano. Proteção inclusive para os pedestres.
COBAIA AZARADO
Os bonecos embarcados trazem mais de 150 sensores cada um, permitindo estimar precisamente os danos que uma batida causaria ao corpo humano. Há 21 dummies diferentes, que imitam homens, mulheres e crianças nas dimensões médias de vários lugares do mundo.
MASSA BRUTA
O padrão europeu envolve bater um carro a 56 km/h contra um obstáculo de 1.400 kg. Os dois SUVs da Mercedes pesam, ao todo, 5,2 toneladas, e se chocaram à velocidade relativa de 112 km/h.
PROPORÇÃO IDEAL
Economia de peso é crucial para a autonomia dos EVs, mas pode fragilizar partes importantes. Os testes mostraram a eficácia do alumínio em dianteira e traseira, enquanto aços especiais seguem indispensáveis na coluna B e em volta das baterias.