Namorados: Revista em casa a partir de 10,99

Mercedes vai tirar o pé dos elétricos e terá novo motor V8 híbrido

Enquanto a marca reformula até o conceito visual de sua linha de elétricos, novo V8 híbrido aparece para ser novo trunfo entre os modelos AMG

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 25 fev 2025, 10h13 - Publicado em 25 fev 2025, 09h00
Mercedes-AMG GT 63
Novo V8 será o responsável por seguir os padrões de emissão da Europa nos próximos modelos AMG (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após publicidade

Depois de anunciar que vai atrasar a eletrificação total de sua linha, a Mercedes-Benz está elaborando novos planos para os seus carros. O foco principal estará nos híbridos, mas a marca alemã também pretende fazer mudanças estéticas nos seus elétricos, para que eles se tornem mais atrativos ao público.

No mercado de esportivos, a Mercedes-AMG tem uma carta na manga para se manter relevante e ecologicamente correta nos próximos anos. Trata-se de um novo motor V8 híbrido, que não só será mais potente para “superar o mercado de desempenho”, como também vai respeitar os novos padrões de emissões da Europa.

O novo motor híbrido deve superar o atual motor eletrificado que a Mercedes tem em sua linha. O V8 atual é um 4.0 biturbo e equipa os modelos AMG SL e GT. Sua potência varia entre os 805 cv nas versões mais básicas, até 842 cv no GT Coupé híbrido plug-in.

O V8 funcionará junto com uma plataforma dedicada, a AMG.EA, o que promete deixá-lo ainda mais potente e eficiente que a opção atual da marca. O desenvolvimento do oito cilindros não afetará a produção de seus outros motores, como o V12 6.0, porém os esforços para cumprir as regras de emissão serão voltados apenas para o V8.

2025-Mercedes-AMG-GT-63-Pro-711-6-1536x1025
V8 mais potente da Mercedes atualmente entrega 842 cv (Divulgação/Mercedes-Benz)

Elétrico com cara de combustão

Se a Mercedes optou por atrasar sua eletrificação completa, parte disso deve-se ao desinteresse do público pelos seus elétricos. E uma crítica feita por parte do público é em relação ao design.

Continua após a publicidade

A ideia sempre foi de distinguir visualmente os modelos movidos a baterias dos a combustão. A solução estética encontrada pela Mercedes foi de fazê-los mais arredondados, com uma carroceria em forma de gota.

Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, 2021Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, 2021
Linhas arredondadas diminuem o arrasto aerodinâmico, mas não agradaram o público (Divulgação/Quatro Rodas)

Não deu muito certo e o público não foi atraído por modelos, por melhor que eles fosse. A solução é dar às pessoas o que elas querem: carros elétricos com a mesma linguagem visual dos modelos a combustão.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

A partir de agora é assim que será na Mercedes. Os projetos serão facilitados, já que a montadora utilizará sua nova plataforma MMA flexível. Ou seja, será mais fácil pensar no design de um carro primeiro e adaptá-lo para o trem de força desejado, uma vez que a arquitetura servirá para os dois tipos de carro.

Mercedes-Benz Classe S 2025
Apesar de ambos terem o S no nome, o visual do Classe S e do EQS são muito diferentes (Divulgação/Mercedes-Benz)

Isso vai evitar os problemas como os que a montadora teve com o EQS e o Classe S. O sedã elétrico fez o público torcer o nariz por não ter a mesma imponência do equivalente a combustão e por não oferecer o mesmo espaço interno e luxo.

Com a nova plataforma a Mercedes promete um “design emocional sem comprometer proporções de prestígio” para os seus próximos carros. A marca também afirma que os próximos modelos terão “mais espaço interno e layout sem restrições de dois conceitos de transmissão ao mesmo tempo”.

Continua após a publicidade
Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, 2021Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+, 2021
Mercedes-AMG EQS (Divulgação/Quatro Rodas)

Isso também serve de resposta a rival BMW, que está programando o lançamento dos seus elétricos Neue Klasse. Apesar de ser uma nova filosofia de design e plataforma para elétricos, o objetivo é deixar esses modelos mais próximos dos carros a combustão visualmente falando.

Tanto é que, não somente os Neue Klasse terão influência dos ICEs, como também o oposto. Na apresentação do novo X3, a BMW afirmou que parte do seu design se inspira no conceito.

O quanto de inspiração ela usou, só poderemos afirmar no final do ano, quando o seu equivalente elétrico, iX3, estrear.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
DIA DOS NAMORADOS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.