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Monovolume do Logan ganha motor híbrido que poderá ser nacional

Conjunto é o mesmo já utilizado nos Renault Clio e Captur, além do Nissan Juke, e poderia equipar futuro SUV feito em São José dos Pinhais (PR)

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 dez 2022, 13h38
Dacia Jogger Hybrid 140
Dacia Jogger Hybrid 140 (Divulgação/Dacia)
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Enquanto a Renault já acumula anos de experiência com a eletrificação, só agora sua subsidiária romena, a Dacia, ganhará seu primeiro modelo eletrificado. O Jogger, monovolume baseado no Logan, passará a ser, segundo o Grupo Renault, “o carro familiar híbrido mais acessível do mercado” na França. Mais do que isso, ele adiantará o que poderemos ter em breve no Brasil.

Mesmo fazendo parte de uma gama de baixo custo, o Jogger Hybrid 140 (que partirá de R$ 135.000 na França, em conversão direta) adota itens como quadro de instrumentos digital de 7″, com grafismos exclusivos e informações sobre a bateria e o fluxo de energia, freio de estacionamento eletrônico e ar-condicionado digital. É possível notar, no entanto, a maior simplicidade de acabamento.

Dacia Jogger Hybrid 140
Dacia Jogger Hybrid 140 (Divulgação/Dacia)

No visual, o monovolume já adota a nova identidade da linha Sandero/Logan, com leds em parte da iluminação, e os novos logotipos da Dacia. Assim como os “irmãos”, além de custos mais acessíveis, outro grande destaque do modelo é o espaço interno – tão bom que ele oferece até uma opção de sete lugares.

Agora, a nova configuração (já utilizada nos Renault Clio e Captur, além do Nissan Juke) busca dar um pouco mais de sofisticação mecânica ao modelo, que até então só tem motores a gasolina (turbo ou aspirado) e a gás, e sempre com câmbio manual.

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Dacia Jogger Hybrid 140
Dacia Jogger Hybrid 140 (Divulgação/Dacia)

O conjunto híbrido combina um motor 1.6 aspirado de 90 cv a outros dois elétricos, sendo um de 50 cv e outro que atua como um motor de partida de alta tensão. A potência combinada não foi divulgada pela Dacia, mas é esperado que o número fique perto dos 140 cv. A tração é sempre dianteira e o câmbio é um automático com quatro marchas acopladas ao motor a combustão e duas ao elétrico.

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De acordo com a marca, a economia de combustível pode chegar a até 40% em ciclo urbano (comparando com o Jogger a gasolina), onde é esperado que até 80% da condução seja feita apenas com propulsão elétrica. Também segundo a Dacia, a autonomia do monovolume poderá ultrapassar os 900 km com tanque cheio e bateria carregada.

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Dacia Jogger Hybrid 140
Dacia Jogger Hybrid 140 (Divulgação/Dacia)

Futuro nacional

Embora os europeus Jogger, Captur, Clio e Juke não estejam nos planos do Grupo Renault para o Brasil, o conjunto híbrido está. Neste ano, a empresa anunciou um investimento de R$ 2 bilhões no Brasil para a produção de um SUV compacto inédito por aqui, previsto para ser lançado em 2024.

Projeto HJF SUV Renault (5)
Renault usa unidades do novo Dacia Stepway para testar o novo motor 1.0 turbo no Brasil (Josemar Becker/Quatro Rodas)

O modelo concorrerá com Fiat Pulse/Fastback e Volkswagen Nivus, substituirá Logan e Stepway (uma vez que o nome Sandero já foi descontinuado por aqui) e terá uma mecânica exclusiva, tornando flex o motor 1.0 turbo da Renault. Para o futuro, ele deverá ganhar uma opção híbrida – que poderá ser a que já equipa os modelos europeus.

Ainda tratado pelo codinome HJF, o futuro SUV será construído em São José dos Pinhais (PR) sobre a plataforma CMF-B, a mesma do novo Dacia Sandero. Não por acaso, o modelo roda em testes no Brasil como mula (protótipo) para o novo modelo nacional.

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