A Neta, que em breve estreará no Brasil, é mais uma das marcas que estarão presentes no Festival Interlagos 2024. A montadora chinesa irá revelar os três modelos que comercializará no mercado brasileiro este ano durante o evento, que acontecerá do dia 9 a 11 de agosto.
“Não foi por acaso que escolhemos o Festival Interlagos para fazer o maior evento da Neta no ano. Será a primeira exposição ao público dos modelos da marca. Além disso; os visitantes poderão dirigir os carros que ainda não estão nas ruas”, afirma Henrique Sampaio, diretor de Marketing e Produto da Neta Auto Brasil.
Segundo a montadora, o estande da Neta será uma vitrine para mostrar as tecnologias da empresa. Serão três andares, com os carros expostos no piso térreo que é aberto ao público.
Modelos da Neta que chegarão ao Brasil
A chegada da marca ao Brasil já havia sido noticiada em 2023, mas agora está no realmente próximos da estreia em solo brasileiro. A abordagem da empresa será semelhante à de outras chinesas, iniciando operações por um modelo mais caro, para depois investir em segmentos de entrada.
O destaque para a gama de carros da Neta que virão fica para o esportivo GT, que aliás será uma das atrações externas durante o Festival Interlagos, onde haverá uma reta exclusiva para a o realizar aceleração de 0 a 100 km/h.
O Neta GT é um esportivo de verdade. Ele tem um visual agressivo com grande entradas de ar falsas na dianteiras, faróis afilados e duas aberturas no topo do capô. Suas linhas são bem curvas, e sua traseira traz um estilo semelhante ao do Tesla Model 3, um de seus principais concorrentes na China.
Em sua terra natal, o esportivo é vendido em duas configurações. A mais simples tem apenas um motor de 231 cv e 31,6 kgfm que traciona as rodas traseiras, levando o GT de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. Esta versão é vendida com bateria de 64,2 kWh, que garante uma autonomia de 562 km.
Acima dela, a topo de linha tem tração integral e dois motores, que juntos entregam 462 cv e 63,2 kgfm. Essa configuração é suficiente para um desempenho de 3,7 segundos no 0 a 100 km/h. Além disso, esse modelo é alimentado por uma bateria maior, com 74,4 kWh de capacidade, dispondo de uma autonomia de 580 km no ciclo CLTC.
O segundo modelo será o SUV compacto Aya, que chega ainda em 2024. O modelo de 4 m de comprimento tem como principal objetivo desbancar a dupla BYD Dolphin e Dolphin Mini.
Na China, o Aya também é vendido em duas configurações. A primeira tem apenas um motor elétrico de meros 54 cv e 11,2 kgfm, mas pode rodar até 318 km no ciclo CTTC. Já a versão topo de linha tem 95 cv e 15,3 kgfm, com alcance de 401 km.
Por fim, o terceiro lançamento da marca está previsto para 2025. Trata-se do Neta L, um SUV de porte médio, que terá como principal rival o BYD Song Plus.
Assim como os outros dois modelos, o Neta L é vendido com duas opções de motorizações, sendo uma elétrica e outra híbrida. A primeira traz um motor elétrico de 231 cv e uma bateria de 68,1 kWh, sendo capaz de rodar até 460 km com apenas uma carga no ciclo de medição chinês.
O segundo é do tipo híbrido pleno, ou seja, une o mesmo motor elétrico a um motor 1.5 a gasolina de 89 cv. Porém, ele não atua tracionando as rodas mas sim como um gerador para a bateria de 30 kWh. É o chamado EREV, ou elétrico de autonomia estendida. Segundo a Neta, o alcance máximo para o modelo é de 1.070 km.
Ainda não há uma base de preços para os modelos anunciados para o Brasil, muito menos uma data específica para o início das vendas, que devem começar ainda este ano No entanto, tudo isso deve ser anunciado durante o Festival Interlagos.